Apesar dos grandes avanços da medicina, o cancro da mama continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo. Ainda que não haja uma cura milagrosa, o tempo de diagnóstico é vital para mudar o rumo dos acontecimentos já que, quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil será o tratamento. É por isso que a prevenção é o aspeto mais importante a ter em conta no que diz respeito a esta doença, pois é este alerta que pode ditar a vitória na luta contra o cancro.
A pensar nisso, desde 1990, existe o movimento Outubro Rosa, uma iniciativa que junta multidões de pessoas em todo o mundo para alertar para os sintomas, diagnósticos e maus hábitos ligados ao cancro da mama. O propósito passa por inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, através da prevenção e do diagnóstico precoce.
O concelho do Seixal volta a associar-se ao movimento e, no dia 13 de outubro, domingo, irá promover a 5.ª edição da Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama, um percurso de três quilómetros entre a baía do Seixal e a zona ribeirinha da Amora. Durante a caminhada, decorrerão atividades náuticas na baía, com a participação de atletas da Associação Náutica do Seixal, Associação Naval Amorense e Clube de Canoagem de Amora. Junto à Ponte da Fraternidade vai haver um apontamento musical, que estará a cargo do grupo de percussão Karma Drums.
Também no âmbito da campanha, algumas rotundas do concelho, situadas na Estrada Nacional 10, estarão iluminadas com luz rosa durante o mês de outubro. As inscrições para a caminhada custam 7€, já estão abertas e podem ser realizadas online ou presencialmente, na sede da Delegação do Seixal da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Poderão ainda realizar-se inscrições de última hora no valor de 10€, no dia e local de arranque do evento.
Os donativos obtidos revertem na sua totalidade a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O momento é limitado a 1650 participantes, sendo que no início será dado um pacote a cada inscrito presente, com uma T-shirt, saco mochila, água, snacks e um seguro de acidentes em vigor durante o tempo da prova.
A iniciativa é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro — Delegação do Seixal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e da Junta de Freguesia de Amora.
Conheça o programa completo da iniciativa.
Ponto de partida
Zona ribeirinha de Amora (em frente ao hipermercado E. Leclerc).
8h30
Concentração, realização de inscrições e distribuição de kits.
9 horas
Lançamento de papagaios de papel, com a colaboração do Grupo de Escuteiros de Amora.
9h30
Início da atividade, com exercícios de aquecimento.
10 horas
Partida da caminhada.
Ponto de chegada
Avenida da República, no Seixal, junto ao restaurante Lisboa à Vista.
11h30
Aula de zumba e Pilates.
12 horas
Largada de papagaios de papel, com a colaboração do Grupo Desportivo Unidos do Arco.