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Sabe quantas calorias têm as castanhas assadas?

Este fruto seco é um ótimo substituto do arroz, massa ou batata. É rico em amido, um hidrato de carbono complexo.
As castanhas assadas são dos frutos mais apreciados no outono.

Chega a esta altura do ano e começam a surgir em todas as esquinas os típicos assadores de castanhas — e o perfume que deixam no ar faz crescer água na boca a quem passa. Colhidas entre outubro e dezembro, são um dos alimentos mais associados à chegada do outono. O difícil é conseguir comer apenas uma, e aí, surge a dúvida: será que as castanhas são assim tão saudáveis? 

Cruas, cozidas, assadas, em puré, sopas ou doces — as possibilidades são infinitas. Este fruto seco é excelente como snack, como acompanhamento de refeições principais ou como sobremesa. São compostas por cerca de 40 por cento de hidratos de carbono completos e, segundo a nutricionista Mariana Abecassis, podem facilmente substituir o arroz, massa ou a batata.

As castanhas pertencem à categoria dos frutos secos, no entanto, apresentam uma composição nutricional bastante diferente dos oleaginosos —como as nozes, amêndoas ou avelãs. “Enquanto estes são ricos em gordura e pobres em hidratos de carbono, as castanhas são ricas em amido, um hidrato de carbono complexo e são pobres em gordura, o que significa que são bem menos calóricas do que os restantes frutos secos”, explica Mariana.

Ricas em vitaminas do complexo B, como ácido fólico, vitamina C e potássio, “as castanhas ajudam no reforço do sistema imunitário e no bom funcionamento do sistema cardiovascular”, diz a nutricionista. São excelentes substitutas dos acompanhamentos das refeições, principalmente para celíacos, porque não contêm glúten. Mas então e calorias? Um cartuxo com 100 gramas de castanhas assadas contém apenas 211 calorias. 

Apesar de terem menos de metade das calorias da maioria dos frutos secos, se estiver num processo de perda de peso, o melhor será esquecer as castanhas ao jantar — se as comer, faça-o com moderação. “Têm um elevado teor calórico e são ricas em hidratos de carbono. Se quiser perder peso, não deve comer castanhas à noite”, aconselha Mariana.

Mas se não é fã de castanhas, há muitos outros petiscos e entradas saudáveis que pode experimentar fazer em casa. Carregue na galeria para conhecê-los.

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