« Este sábado há uma aula aberta de ioga a bordo de um barco tradicional do Tejo

Torta de batata com salmão fumado

Do que precisa

— 600 gramas de batata amandine; 
— 4 ovos; 
— 80 gramas de queijo mozzarella ralado; 
— Q.b. de sal; 
— Q.b. de noz moscada; 
— 2 batatas; 
— 200 gramas de queijo fresco batido; 
— 200 gramas de salmão fumado; 
— 2 colheres de sopa de alcaparras.

Como se faz

Depois de lavar bem as batatas, rale 600 gramas deste ingrediente. Esprema o excesso de água. Coloque este começo de preparado numa taça e adicione os quatro ovos, o queijo mozzarella ralado, o sal e a noz moscada. Misture tudo. Forre, de seguida, um tabuleiro com papel vegetal, fazendo um retângulo com as dimensões da torta. Disponha o preparado.

Corte as duas batatas com a mandolina para ficarem em rodelas e acrescente-as à massa. Espalhe-as a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos. Assim que estiver pronto, retire do forno. Volte a massa cozinhada sobre um pano com a zona que não tem as rodelas de batata virada para cima. Deixe arrefecer um pouco. Conselho: não deixe arrefecer totalmente para que possa conseguir enrolar a torta mais facilmente. 

Chegou a altura de preparar o recheio. Numa picadora junte o salmão fumado e o queijo creme. Daí vai resultar uma pasta. Espalhe-a sobre a torta e salpique depois com alcaparras. Enrole com a ajuda de um pano. Et voilá: está pronta. Guarde a torta no frigorífico e sirva fresca acompanhada, por exemplo, de uma salada.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL