Por vezes a nossa memória escapa, foge para lugares da nossa mente impossíveis de alcançar. Com certeza que já se tentou lembrar de uma música antiga e não conseguia dizer ao certo qual era, aqueles momentos em que surge a expressão “tenho a resposta na ponta da língua”, mas nunca sai cá para fora. Imagine que toda a sua vida é assim, todas as palavras, todas as recordações, caídas num lugar da nossa mente quase sem possibilidade de serem resgatadas.
Falamos de demência ou Alzheimer, um problema que, segundo a Alzheimer Europe, afeta cerca de 193 mil pessoas em Portugal. De modo a alertar para o tratamento precoce desta doença cognitiva, o RioSul Shopping vai lançar uma campanha dia 21 setembro (data que coincide com o Dia Mundial da Doença de Alzheimer), das 11 às 18 horas, e nos dias 22 e 23 de setembro, das 14 às 18 horas, no corredor central do Piso 0.
“Imagine ter uma branca e…”, este é o nome do projeto que vai invadir o centro comercial e alertar quem lá passe sobre a patologia e os principais sintomas. Para isso vão ser realizadas várias atividades como exercícios de estimulação cognitiva, em tablets e livros. A NeuroInova, uma empresa de desenvolvimento de tecnologias para avaliação, monitorização e reabilitação cognitiva, vai ser a responsável por averiguar as condições e sensibilizar os visitantes do espaço sobre a doença, com a maior credibilidade e conhecimentos possíveis.
Paulo Ruivo, diretor do RioSul Shopping, disse à New in Seixal que, enquanto agente ativo da comunidade, pretende estar cada vez mais próximo da população. “O RioSul Shopping pretende utilizar os recursos que tem ao seu alcance para sensibilizar e apoiar quem o visita, sobretudo nas questões que lhes são mais próximas. Ao receber diariamente um conjunto diferente de pessoas, o centro comercial torna-se o veículo de transmissão de informação perfeito. Ou seja, mais do que uma experiência de compra, os nossos visitantes podem facilmente obter outras informações sobre questões que fazem parte do seu quotidiano como, neste caso, a doença de Alzheimer”, refere.
O diretor acrescenta ainda que esta campanha é um “compromisso” com a saúde pública e com o “bem-estar” da população do Seixal. “A qualquer momento, um de nós pode ter que contactar com ela, seja como doente ou cuidador. As doenças neurológicas preocupam-nos a todos e por isso, no caso do Alzheimer, queremos alertar para os seus sintomas e para a importância de um diagnóstico precoce. Além disso, é importante dar a conhecer as redes de apoio existentes, não só para os doentes, mas também para os seus cuidadores” remata.