fit

A receita de folhado de frutos vermelhos perfeita para os lanches da semana

Esta é uma versão mais saudável dos apetitosos bolos (e carregados de açúcar) que pode encontrar nas vitrines das pastelarias.
É apetitoso.

Se costuma navegar pelas várias redes sociais em busca de sugestões de receitas saudáveis, provavelmente já se cruzou com o “My Casual Brunch”. Luísa Fortes da Cunha é a responsável por este blogue — e pela página de Instagram com o mesmo nome —, mas já andava atenta a estes assuntos muito antes de publicar a primeira receita. Atualmente com 61 anos, a professora de Educação Física é aquele tipo de pessoa que fala com uma energia contagiante. Quando o assunto é comida saudável, dá para perceber que o tema sempre a cativou.

Um dos seus lemas é que, muitas vezes, não é necessário escolher uma preparação complicada para obter um resultado incrível. Afinal, os olhos são os primeiros a comer, como diz o ditado popular. O bolo mais bonito, a tarte mais brilhante ou o folhado mais estaladiço são os primeiros que escolhemos quando entramos numa pastelaria, por exemplo. Se este um exemplar deste folhado de frutos vermelhos estivesse exposto numa montra, seria difícil resistir-lhe.

Descubra como fazer esta proposta de Luísa Fortes da Cunha, ideal para um lanche delicioso.

Do que precisa

— 7 folhas de massa filo
— 2 maçãs cortadas em cubos pequenos
— 10 morangos cortados em cubos pequenos
— canela a gosto
— azeite q.b.
— 1 colher de sobremesa de mel

Como se faz

Comece por cortar as maçãs com casca e coloque-as numa taça. Junte a canela e o mel. Leve ao microondas na potência máxima por 2 minutos.
Entretanto abra uma folha de massa filo. Pincele com azeite. Coloque outra folha por cima, pincele novamente com azeite e repita o processo até acabar as folhas (neste caso foram utilizadas 7 folhas — se utilizar mais fica ainda mais folhado).

Quando retirar a taça com as maçãs do microondas junte os morangos previamente cortados e misture. Coloque este recheio na massa filo ocupando apenas metade da massa. Cubra o recheio com a outra metade da massa. Dobre as bordas e coloque um pouco de azeite para colar. Pincele a massa com azeite e, por cima, faça cortes com cuidado. Estes cortes são importantes para que a massa não estale quando estiver tostada.
Leve ao forno pré aquecido a 190°C durante 20 minutos.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de propostas para lanches saudáveis.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA