fit

Químico cancerígeno obriga a retirada de vários desodorizantes Old Spice do mercado

A Procter and Gamble decidiu interromper a venda de 18 produtos da marca Old Spice e Secret por conterem benzeno.

São, ao todo, 18 desodorizantes em spray que foram mandados retirar do mercado pela multinacional Procter and Gamble. A decisão foi anunciada a 23 de novembro e abrange todos os produtos com data de validade até setembro de 2023.

Os produtos serão assim retirados das prateleiras das lojas, uma ação que se deverá focar, pelo menos para já, no mercado norte-americano. Tudo porque contêm, na sua composição, um químico chamado benzeno, invariavelmente associado a cancros do sangue e a leucemias.

De acordo com o “The Daily Mail”, a empresa explicou que os níveis baixos de benzeno nestes produtos faz com que se verifique uma baixa probabilidade de causar qualquer tipo de dano aos consumidores. Ainda assim, os produtos serão retirados de circulação.

Entre os desodorizantes da lista estão várias edições do famoso Old Spice — entre eles o Pure Sport ou o Below Deck — e algumas versões da marca Secret. Quem tiver comprado estes produtos poderá devolvê-los e receber o reembolso total do valor pago.

A exposição ao benzeno pode, segundo a própria Procter and Gamble, conduzir a “leucemias e cancros sanguíneos”. No entanto, a exposição humana ao químico é quase diária, já que se encontra em produtos como cigarros, gasolina, adesivos, colas e produtos de limpeza.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA