fit

Quer perder peso e não consegue? Pode estar a cometer o erro mais comum das dietas

Pode estar a fazer algumas coisas mal, mas existem três erros principais deve evitar ao máximo cometer. A nutricionista explica.
Há muitos erros e mitos no que toca a dietas.

Já todos ouvimos alguém dizer que não pode comer massa, arroz ou batata ao almoço ou ao jantar. Os hidratos são o os principais sacrificados quando a palavra de ordem é dieta. Muitas vezes reduzem-se as quantidades ou, por vezes até se elimina por completo a ingestão destes alimentos. Mas será o este o caminho a seguir para emagrecer?

As dietas e receitas low carb invadiram as redes sociais e tornaram-se um dos regimes favoritos para perder peso. No entanto, os hidratos de carbono não devem ser completamente abolidos do nosso regime alimentar. Além disso, “esta dieta pode prejudicar a nossa saúde”, assegura a nutricionista Cátia Gomes à NiT.

Diminuir drasticamente ou excluir na totalidade a quantidade de hidratos de carbono ao longo do dia é, segundo a nutricionista, o pior erro que pode cometer se quer perder peso. “Não devem ser excluídos grupos alimentares inteiros da nossa alimentação diária e todas as nossas refeições devem ser completas — incluindo fontes de proteína, hidratos de carbono e gordura”, começa por explicar.

Os hidratos são uma das principais fontes diretas de energia para o nosso organismo. A gordura pode também ser utilizada como recurso energético, mas neste caso tem de haver um processo de conversão. A energia é necessária para tudo no corpo humano: funcionamento dos órgãos, movimentos — ou seja, para a sobrevivência.

“A função cerebral depende muito da energia proveniente dos hidratos de carbono e se o organismo não a obtiver, pode começar a comprometer as restantes funções do nosso corpo”, explica a nutricionista. Assim, alguns dos possíveis problemas causados pela deficiência deste macronutriente podem ser a diminuição da nossas capacidades de concentração e cognitiva. Além de que eliminando certos alimentos, estamos a privar o organismo de determinadas vitaminas e minerais fundamentais.

Segundo a nutricionista, além de todos os problemas de saúde associados, uma dieta pobre em hidratos de carbono faz com que os quilos desapareçam de forma visível e relativamente rápida. Algo que pode ser entendido como benéfico no início, mas a determinada altura deixa de ser recomendável — começamos a perder peso pela falta de energia para os órgãos e funções vitais.

Mas há dois outros erros que são muito comuns nas dietas “caseiras” (aquelas que muitas pessoas fazem sem qualquer tipo de acompanhamento) e que podem estar a comprometer a perda de peso — que tanto quer. Carregue na galeria e descubra quais são.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA