fit

Quanto mais transpira, mais emagrece: verdade ou mito?

Ao contrário do que muitos pensam, o suor não está relacionado com a queima de calorias. Descubra tudo neste artigo.
Está na altura de esclarecer tudo.

As temperaturas estão cada vez mais elevadas e a vontade de usar tops, mangas curtas e calções aumenta a cada dia que passa. É nestas alturas que começamos a ficar mais inseguros com o nosso corpo, porque estamos a mostrar mais pele e as nossas imperfeições podem saltar à vista com roupa curta.

Também é nesta época que é necessário utilizar um desodorizante mais forte por causa do aumento do suor. Há quem acredite que a transpiração está diretamente relacionada com a perda de peso. No entanto, será que é mesmo assim? Os especialistas dizem que não.

Segundo José Tabanêz, proprietário do espaço de treinos personalizados River Studio, no Seixal, quando suamos apenas estamos a perder água do nosso corpo. “É importante perceber que a água (hidratação) é fundamental à nossa existência e ao bom funcionamento do organismo. Ao suarmos de forma excessiva, estamos a criar desidratação e, consequentemente, a prejudicar o nosso corpo, sendo que iremos beber água e repor o tal volume que nos custou tanto a perder e não conseguiremos atingir quaisquer resultados”, explica.

Ou seja, exercícios na rua com mais roupa e mais quente do que a necessária, envolver a barriga com papel celofane ou gel quente numa determinada zona corporal, não irão fazê-lo perder gordura. Até pode achar que sim, mas a verdade é que só perdeu água, essa que irá ser reposta depois de se hidratar.

Estes métodos são, muitas vezes, utilizados em desportos de alta competição, onde os atletas têm de ter um certo peso para competir. Dias antes de irem para a balança passam por um processo de desidratação para perderem vários quilos mas, no dia da competição e já hidratados, estão com o peso normal.

Pode recorrer a este tipo de “perda de peso” caso queira, por breves instantes, parecer mais seco e definido, isto acontece muito em sessões fotográficas e em gravações de filmes. Porém, é importante realçar que a quantidade de água diária não pode ser descurada e que depende sempre do género, peso e atividade física de cada um. Ainda assim, é possível seguir uma métrica: por cada 25 quilos de peso corporal deverá beber um litro de água por dia, no caso das mulheres, e, no caso dos homens, um litro por cada 30 quilos de peso corporal.

O objetivo não é tornar-se num super herói da Marvel, mas reduzir a barriga e ficar mais tonificado. É aqui que entram os serviços personalizados do River Studio, é importante ser acompanhado e fazer aquilo que é certo para perder gordura e ficar verdadeiramente fit e bem consigo mesmo.

“Para uma real perda de gordura e volume, é necessário um balanço entre exercício físico e défice calórico, em que irá ser possível ganhar massa muscular e reduzir os centímetros a mais. No River Studio, todos os alunos são pesados e medidos regularmente, de forma a controlar os resultados e ir alterando os treinos à medida da necessidade dos mesmos”, conclui o responsável.

Já com as dúvidas esclarecidas, carregue na galeria e conheça alguns exercícios para ficar com braços maiores e mais definidos.

 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA