Gosta de caminhar? Certamente já passou pelo passeio ribeirinho do Seixal, mas talvez não tenha reparado nos belos edifícios que ali se encontram e até para a fauna e flora que estão mesmo à espera de serem descobertos. Então esta proposta é para si.
No próximo dia 5 de fevereiro (domingo), a partir das 9h30, a Caminhando, agência promotora de Turismo de Natureza, organiza uma caminhada na Baía do Seixal. Segundo a agência, “a caminhada tem início no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, em frente ao Cais, e a partir desse ponto começamos por caminhar de braço dado com a Baía, aproveitando para ficar a conhecer a zona mais antiga do Seixal, a Igreja Matriz, a antiga corticeira Mundet e a Quinta da Fidalga (onde faremos uma breve visita). Depois passaremos pelo Núcleo Naval da Arrentela, assim como pela Igreja Matriz, com uma vista soberba sobre toda a Baía”.
Classificada como uma caminhada com um nível de dificuldade dois, isto é, fácil, tem um percurso delineado para percorrer cerca de 11 quilómetros. E a Caminhando revela para onde segue depois o passeio: “Depois da Igreja Matriz rumamos em direção a norte e atravessamos algumas das Quintas mais antigas de toda a região, como a Quinta do Pé Leve, Quinta do Álamo e Quinta da Trindade. Destaque ainda para o Moinho Novo dos Paulistas (antigo moinho de maré), que nos oferece uma vista fantástica para os Moinhos de Alburrica, já na zona ribeirinha do Barreiro”.
A hora para o final da caminhada está prevista para as 13h30. Durante todo o percurso estará acompanhado por um guia que lhe irá revelar estas maravilhas mesmo à porta de Lisboa. A agência recomenda o uso de calçado e roupa adequados para caminhadas.
A participação está sujeita a inscrição que poderá ser feita na página da Caminhando. Custa 8€ por pessoa. Carregue na galeria para ver alguns locais por onde vai passar.