Jantares em casa com amigos são sempre sinónimo de criatividade na cozinha. Afinal de contas, o objetivo é fazer boa figura e mostrar os dotes culinários dos anfitriões. Existem inúmeras soluções básicas, mas aqui queremos mesmo surpreender, tanto com a apresentação, nome e sabor.
Para isso, recorremos às receitas da seixalense Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”, para encontrarmos a entrada perfeita para este outono. A nossa maior preocupação foi o sabor e, claro, o lado fit da receita, já que é ideal para intolerantes ao glúten.
“Sei que, muitas vezes, o berbigão é menosprezado mas é talvez dos bivalves mais saborosos e, por isso, devemos aproveitar para inclui-lo nos nossos petiscos. Adoro um bom arroz de tomate com berbigão ou uma açorda de berbigão, por exemplo, mas a minha infância tinha rissóis de berbigão e é algo que não comia desde muito pequena”, conta Teresa à New in Seixal.
Pois é, vamos mesmo ensiná-lo a fazer deliciosos rissóis de berbigão com sabor a mar. As doses dão para cerca de 25 unidades. Ao todo, os rissóis demoram cerca de 90 minutos a ser preparados e 20 minutos a cozinhar. Outra das vantagens é que estes rissóis não vão ao óleo, podem ser feitos perfeitamente no forno ou, melhor ainda, na airfryer.
Do que precisa
Para a massa
— 2 chávenas de água
— 2 colheres de sopa de manteiga
— Q.b de sal
— 1 chávena de fubá de mandioca
— 1/2 chávena de farinha de arroz
— 1/2 chávena de farinha de milho biológica
— 1 colher de sopa de azeite
— 2 embalagens de 250 gramas de miolo de berbigão
— 4 dentes de alho picados
— 1 molho de coentros
— 2 colheres de sopa de polvilho doce ou amido de milho
— Q.b. de sal
— Q.b. de pimenta
— Q.b. de azeite
Para panar
— 2 ovos
— 1/2 chávena de farinha de amêndoa
— 3/4 chávena de coco ralado
— 1/2 colher de chá de alho em pó
— 1 colher de chá de curcuma
— 1 colher de chá de pimentão doce
— Q.b de sal
Como se faz
Para o recheio
Numa frigideira coloque um generoso fio de azeite, os alhos e os coentros picados e cozinhe ligeiramente para que aromatizem o azeite. Adicione o miolo de berbigão sem descongelar e cozinhe. Quando soltar toda a água junte duas colheres de sopa de polvilho doce ou amido de milho e misture. (poderá ser necessário juntar mais uma colher de farinha caso o berbigão solte muita água). Tempere com sal e pimenta a gosto, desligue o lume e reserve para arrefecer.
Para a massa
Numa panela coloque a água, a manteiga e o sal e deixe que levante fervura. Quando isso acontecer, retire do lume, junte as farinhas e mexa até formar uma massa homogénea. Envolva o azeite na massa e coloque a massa sobre uma bancada de pedra para arrefecer e, de seguida, amasse até formar uma bola. Depois é só deixar arrefecer.
Montar e panar os rissóis
Quando a massa estiver praticamente fria, estique com a ajuda de um rolo da massa, recheie e corte os rissóis. Bata os ovos numa taça e, num prato à parte, misture os restantes ingredientes para panar. Passe cada rissol pelo ovo e, de seguida, pela mistura para panar e reserve. Nesta fase poderá congelar ou cozinhar os rissóis de imediato, é como der mais jeito na sua situação.
Cozinhar os rissóis