fit

Os ovos de colher com apenas 4 ingredientes que pode fazer em casa

Saborear a Páscoa nunca foi tão fácil. Siga esta receita de Teresa D’Abreu e surpreenda todos lá em casa.
Pode não parecer, mas é fit.

Os famosos ovos da Páscoa para comer à colher são uma tendência que tem conquistado os seixalenses nos últimos tempos. Muitas confeitarias e pastelarias têm feito esta iguaria. No entanto, são sempre opções mais caras, que normalmente nos fazem recuar na decisão.

Pois bem, se está com este dilema nestes dias, temos boas notícias. A New in Seixal descobriu uma receita deste ovo especial (com apenas quatro ingredientes) e que pode fazer em casa. A sugestão é da autoria de Teresa D’ Abreu, a seixalense que criou o blogue “Healthy Bites”, onde partilha várias dicas e receitas fit. Neste caso, vamos trocar o chocolate de leite em pó por chocolate negro 70 por cento e o leite condensado normal por leite condensado de coco.

Vamos dar uma sugestão de recheio e explicar passo a passo o que precisa de fazer para preparar estes ovos, mas reserve algum tempo para a cozinha, já que demoram cerca de uma hora a preparar e 40 minutos em repouso e cozedura.

Atenção, as quantidades apresentadas são apenas para um ovo, acrescente e faça quantos forem necessários, garantimos que ninguém vai querer ficar de fora desta experiência.

Do que precisa

— 300 gramas de chocolate negro 70 por cento cacau

— 4 colheres de sopa de leite condensado de coco

— 1 colher de sopa de manteiga de amendoim

— 2 cookies de manteiga de amendoim

Como se faz

Primeiro, escolha os utensílios cuidadosamente, deverá usar uma panela e uma taça para derreter o chocolate que encaixe perfeitamente na panela, para que o vapor de água não danifique a qualidade do chocolate. Pique os 300 gramas de chocolate grosseiramente com uma faca. Coloque 200 gramas na taça para derreter e reserve as restantes 100 gramas.

Coloque a panela de água ao lume e, quando ferver, desligue o lume e coloque sobre ela a taça com o chocolate para derreter. Vá mexendo cuidadosamente para derreter todo o chocolate. Quando estiver derretido, retire a taça da panela e misture o restante chocolate, mexendo até que este derreta também. Poderá parecer uma tarefa impossível derreter o chocolate que se adicionou por último, mas acredite que não é. Continue a misturar e vai acabar por obter uma mistura totalmente derretida e que já estará no ponto para trabalhar.

A casca do ovo

Utilize uma forma de acetato e coloque um pouco de chocolate no fundo. Com a ajuda de um pincel, cubra toda a superfície da forma e deixe arrefecer (poderá colocar no frigorífico durante cinco minutos). Volte a cobrir toda a superfície do ovo com chocolate mais duas vezes, deixando arrefecer entre aplicações. Passe com uma faca ao longo do acetato para acertar as pontas do ovo e descole-o com facilidade da forma.

Recheio do ovo

Adicione três colheres de leite condensado de coco ao restante chocolate e leve ao lume para que a mistura fique mais espessa do género de um brigadeiro. Deixe arrefecer e coloque no fundo do ovo este brigadeiro de chocolate. Adicione cookies de amendoim partidas e, por fim, faça um drizzle de manteiga de amendoim e de leite condensado de coco por cima.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA