fit

O surpreendente lado fit da Penny, estrela de “A Teoria do Big Bang”

Dos abdominais elogiados pela imprensa às dietas sem excessos. Conheça esta outra vida de Kayley Cuoco.
Atriz tem 35 anos.

Começou por ser a vizinha de frente, depois ficou amiga e, mais tarde, a namorada de um dos nerds de serviço de “A Teoria do Big Bang”. Falamos de Kaley Cuoco, que o mundo inteiro conheceu simplesmente como Penny.

A série duraria 13 temporadas e acabaria por ficar para a história como uma das comédias de maior sucesso do século XXI. O lado cómico da atriz era visível no ecrã, mas nem o facto de ser a mais apta a enfrentar as escadas daquele prédio (o elevador avariado seria uma das piadas que duraria a série toda) deixava adivinhar que leva uma vida ultra fit.

Aos 35 anos, a atriz e produtora continua bem ativa. É protagonista de “The Flight Attendant” e empresta a sua voz à versão animada de Harley Quinn, na série da personagem da DC Comics. Mas foi o seu lado fit que o mundo descobriu mais para o final de “A Teoria do Big Bang”. E que continuou a destacar-se durante a pandemia.

Foi um daqueles casos curiosos: durante uma década, a sua personagem destacava-se como a bonita do grupo. Mas foi uma foto em particular — que a própria partilhou no seu Instagram, quando a “A Teoria do Big Bang” se preparava para os episódios finais — que se tornou tema de debate.

Na imagem, Kaley mostrava Penny ao lado do seu Leonard (Johnny Galecki). “Finalmente, já me deixam partilhar esta foto. Passei todo o episódio de lingerie. Estou a brincar, foi só uma cena”, escreveu. A imagem, com quase meio milhão de likes, ganhou vida própria.

Na imprensa surgiram artigos a elogiar os seus abdominais e entre os comentários na rede social da atriz havia colegas a dar conta do tema. “Quando é que vamos treinar juntas!? Estás incrível”, escreveu, por exemplo, Beth Behrs, da série “2 Broke Girls”.

Felizmente, o tema não se ficou só pelo lado superficial. Deu para aprender um pouco sobre os hábitos de treino e alimentação da atriz. E sim, o tal lado tonificado na barriga não é fruto do acaso. “Ela adora abdominais”, como revelou o seu personal trainer George King, em entrevista à revista “Shape”.

Agachamentos, incluindo em equilíbrio em bolas de BOSU, exercícios de prancha e trabalho com halteres estão entre as suas atividades favoritas, muitas delas orientadas precisamente para o trabalho abdominal. Ainda assim, a abordagem de Kaley ao treino não é a mais convencional.

A própria explicou à “Women’s Health” que o seu treino funciona por fases. “Comigo, é tudo ou nada. É quente ou frio. Nunca estou em áreas cinzentas. Quando faço ioga, sou capaz de o fazer todos os dias da semana, depois fico naquela ‘ah, tenho de mudar’. E depois dou tudo no SoulCycle [plataforma de ciclismo indoor]”.

Não se trata de falta de estratégia. É mesmo a relação que procura manter com o treino. Dedica-se a algo intensamente até ao momento em que se começa a sentir aborrecida. Porém, quando a motivação falha, não fica parada — salta logo para outra modalidade.

A pandemia, para Kaley Cuco, não foi sinónimo de paragem. Bem pelo contrário. Aproveitou para se ir mantendo em forma na companhia do PT e da irmã, Briana Cuoco, a também atriz e colega de elenco em 2The Flight Attendant” e “Harley Quinn”.

O treino não é apenas algo que faz à procura de boa forma. Tornou-se mesmo uma obsessão. Kayley revelou na entrevista à “Women’s Health”, quando foi capa da revista em novembro de 2018, que já tinha levado até um sermão do médico. Na altura, a sua lua de mel implicou uma operação ao ombro, cinco dias após casar com Carl Kook. A cerimónia foi em agosto daquele ano e nem uma semana depois a atriz estava em casa a recuperar.

Era suposto poupar-se mas passados poucos dias da cirurgia, a atriz já começava a partilhar vídeos a fazer exercícios, incluindo levantar halteres com o braço que devia deixar repousar. O ideal teria sido dar ouvidos ao médico mas, apesar de tudo, não agravou nenhuma lesão.

Outro curioso exercício onde a vemos é uma paixão que acabou a partilhar com o marido. Carl Kook é cavaleiro, habituado a participar em competições profissionais de equitação. Kaley não é profissional do desporto mas, pelo que se percebe através das redes sociais, consegue cavalgar circuitos de competição como se fosse.

Na verdade, foi ainda em miúda que descobriu a equitação. A paixão por cavalos foi-lhe passada pela mãe e acabaria por ser elo de ligação para o companheiro — que, quando a conheceu, nunca tinha sequer visto um episódio de “A Teoria do Big Bang”. A ligação entre romance e desporto parece acompanhar a atriz. O seu anterior namorado, com quem esteve cinco anos, foi Ryan Sweeting, tenista profissional.

Em termos de alimentação, Kaley é cuidadosa mas nem por isso especialmente restritiva. Ela admite que não é grande fãs de “planos de refeições e dietas”. Há, no entanto, um par de referências que procura manter.

Hidratos de carbono, por exemplo, é algo que consome mas faz questão de concentrar durante a manhã, almoço e, no máximo, ao início da tarde. À medida que o dia avança, vai optando por abdicar por completo dos hidratos e focar-se apenas em proteína e vegetais.

Se procura de sugestões de treino, o PT Tiago Silva, criador do grupo “No Limit Runners”, partilhou com a NiT quatro exercícios (no chão) que deve fazer pela ordem sugerida. Carregue na galeria para saber quais são.

 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA