fit

O strogonoff de cogumelos e frango com massa que reconforta (quase) todos os estômagos

Os fungos fazem a diferença nesta receita rápida e muito fácil de preparar — até para quem não é propriamente um às na cozinha.
Vale a pena experimentar.

Quem anda sempre à procura de receitas saudáveis pelas redes sociais já se deve ter deparado com o “My Casual Brunch”, projeto de Luísa Fortes da Cunha, que andava atenta a estes assuntos muito antes de publicar a primeira receita.

A também professora de Educação Física, com 62 anos, dedica-se, entre outras coisas, a provar que é possível comer bem sem precisar de passar horas na cozinha ou de abdicar do que faz melhor à saúde. Entre as suas mais recentes sugestões, encontra o strogonoff de cogumelos e frango com massa de conchas. Caso prefira deixar a carne fora do prato, pode utilizar grão-de-bico e mais cogumelos, garante.

Os cogumelos são mesmo uma das estrelas da receita, o que só a torna mais apetecível, visto que têm muitos benefícios. Além de excelentes do ponto de vista nutricional, por serem, maioritariamente, constituídos por água, são uma importante fonte de proteína, fibra, selénio, potássio, vitamina D e antioxidantes, segundo contou à NiT a nutricionista Bárbara Araújo de Almeida. Como contêm poucas calorias e promovem a saciedade, também podem ser excelentes aliados em processos de perda de peso.

“Pelas suas características nutricionais os cogumelos protegem contra os danos causados pelos radicais livres, reforçam o sistema imunitário, ajudam a regular a pressão arterial e o trânsito intestinal. Podem ainda ajudar a reduzir os níveis de colesterol e contribuir para a saúde óssea”, completou a profissional.

Aprenda como fazer este strogonoff e vai ver que não se arrepende.

Do que precisa

— azeite q.b.

— 3 dentes de alho

— 1 cebola

— 4 colheres de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos

— 4 colheres de sopa de queijo quark/queijo fresco batido

— 1 molho de salsa

— sal e pimenta q.b.

— 200 gramas de cogumelos laminados

— 4 a 6 coxas de frango desossadas

— 1 cálice de vinho branco

— massa em forma de conchas q.b.

Como se faz

Numa frigideira, coloque o azeite, os alhos e a cebola picados. Em seguida, adicione o frango em pedaços, acrescente o vinho branco, tempere com sal e pimenta e junte a polpa de tomate.

Quando a carne estiver tenra, junte os cogumelos e o queijo quark. Deixe mais alguns minutos ao lume, e entretanto, coza a massa num tacho com água. Uma vez cozida, escorra-a, tempere-a com um pouco de azeite e depois junte-lhe o preparado da frigideira. Antes de servir, salpique com salsa picada.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas com cogumelos fáceis de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA