fit

O patê vegan para impressionar a família na mesa de Natal

A seixalense Teresa D'Abreu tem uma receita à base de azeitona que toda a gente vai adorar.
Uma entrada inclusiva.

As restrições alimentares podem ser uma dor de cabeça quando preparamos um menu para várias pessoas na mesa de Consoada. Um dos pratos mais comuns de entrada é o patê de sapateira, servido com pão e tostas, mas existe uma opção igualmente saborosa e vegan.

Estamos a falar de um tapenade de azeitonas e tomate seco. Ou seja, uma pasta super fresca, com um sabor ativo e à qual ainda pode adicionar alcaparras. Esta criação da seixalense Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”, pretende ser uma entrada para a família e amigos, sem ter de se preocupar com as dietas de cada um.

“Na minha casa todos adoramos azeitona, é daquelas coisas que, quando montamos uma mesa mais composta, nunca falta. O patê de sapateira também é fresco, tal como este tapenade. Além disso, é vegan e sem gluten, perfeito para servir como entrada de uma refeição com pequenas tostas”, diz Teresa à New in Seixal.

Em média, este tapenade demora cerca de cinco minutos a ser confecionado. Leva apenas oito ingredientes e até o pior cozinheiro lá de casa não vai falhar a receita. As doses recomendadas de seguida foram pensadas para seis pessoas.

Do que precisa

— 1 chávena e meia de azeitonas descaroçadas

— 6 tomates secos

— 1 colher de sopa de alcaparras (opcional)

— 2 dentes de alho

— 1 molhinho de coentros

— 1 molhinho de manjericão fresco

— 1 colher de sopa de sumo de limão

— 50 ml de azeite extra-virgem

Como se faz

Como referimos, esta receita demora apenas cinco minutos a ser concluída. Primeiro, só precisa de colocar todos os ingredientes num processador e triturar. Se preferir uma pasta mais cremosa, deixe a triturar durante mais tempo. Caso queira sentir alguns pedaços de azeitona e que o tapenade tenha alguma textura, deixe a triturar por menos tempo. No fundo, tudo depende da nossa intuição, não existe um número mágico.

No final, guarde tudo no frigorífico, num recipiente hermético. Nestas condições, a pasta pode durar até três semanas.

Outra receita obrigatória na mesa de Natal é a sopa. Carregue na galeria para conhecer sopas ideais para quem está num processo de perda de peso.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA