A farinha é o principal ingrediente que adiciona hidratos de carbono ao pão, por isso, se queremos ter uma receita mais fit e amiga da dieta, vai ter de exclui-la da equação de sabores que estamos prestes a preparar. O lado negativo é a impossibilidade de moldarmos a massa, já que fica praticamente líquida.
O pão de queijo, por norma, é feito em pequenas bolinhas, por isso até é fácil contornar este problema da massa líquida. Não podemos tirar toda a farinha da receita, mas acabamos por reduzir drasticamente a quantidade. Segundo Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites” e criadora deste preparado, esta receita “difere da original”, já que “mudou ingredientes que considerava menos bons” e “adicionou outros que considerava mais saudáveis”.
A proposta é, então, rápida e fácil de fazer. Só precisa de colocar os ingredientes num processador ou num robot de cozinha e levar ao forno. Mas atenção: também vai precisar de um tabuleiro de formas ou formas individuais para levar tudo ao forno, pois é impossível moldar a massa.
Para ficar com uma receita ainda mais saborosa, utilize metade da quantidade de queijo parmesão e a outra metade de queijo mozarella. O queijo parmesão dá sem dúvida um up no sabor.
Do que precisa
Dois ovos
Uma chávena e meia de polvilho doce
Meia chávena de iogurte grego
Meia chávena de óleo de coco ou azeite
100 gramas de queijo ralado (50 gramas de parmesão e 50 gramas de mozzarella)
Uma colher de chá de fermento
Uma colher de sopa de oregãos
Q.b de sal
Como se faz
Primeiro triture os ovos com o iogurte grego e o óleo de coco. Depois, numa taça, misture o polvilho, o fermento, os oregãos e o queijo ralado. Evolva os ingredientes secos nos líquidos.
Unte formas com óleo de coco e coloque um pedaço de massa em cada forma de forma igual. Comece a preparar o forno e pre aqueça a 200ºC. Quando estiver bem quente, insira as formas lá dentro e deixe-as repousar por cerca de 15 minutos.
Vai ser difícil resistir, mas quando os tirar do forno já cozidos não os pode logo comer. São uma tentação, mas terá de esperar que arrefeçam para dar a primeira dentada. Obviamente estes pãezinhos são um snack entre refeições, normalmente comem-se sozinhos, ou então pode cortá-los e inserir ainda mais queijo, depende do quanto você é fã de lacticínios. Também ficam muito bem para mergulhar em certos molhos e pratos que levam recheio, experimente e sirva às visitas, garantimos que vão adorar.