Sobras no frigorífico são sinónimo de duas coisas: quiche ou sopa. Comuns e fáceis de fazer, nunca desiludem, mas podem acabar por se tornar repetitivas. Por isso, decidimos trazer-lhe uma nova forma de aproveitar os legumes e vegetais que tem a mais na despensa.
Os amantes de queijo vão adorar esta nova opção e os mais preguiçosos na cozinha também. Estamos a falar de um gratinado de legumes e queijo, simples de fazer e que promete aquecê-lo nos dias mais frios. A proposta é da autoria da seixalense Teresa D’Abreu, criadora do blogue fit “Heathy Bites”.
Para esta receita, Teresa sugeriu alguns legumes, mas se tiver outros, em maior ou menor quantidade, pode fazê-la na mesma. Os que apresentamos são apenas para referência daquilo que deve fazer. O primeiro passo é verificar se os ingredientes estão dentro da validade.
Se tudo estiver tudo bem, reserve cerca de dez minutos para se dedicar à cozinha, cinco para tomar conta dos legumes que vão cozer e outros cinco para montar o gratinado. Depois, o resto demora 20 minutos a cozinhar, mas essa parte fica a cargo do forno.
Siga agora o nosso e guia e veja tudo o que precisa e o modo de preparação do prato.
Do que precisa
— 1 courgette
— 1 cenoura
— Meia couve flor
— 200 mililitros de natas de culinária
— Q.b de azeite
— 100 gramas de queijo ralado
— Q.b de sal
— Q.b de pimenta
— Q.b de noz moscada
Como se faz
Comece por pré-cozinhar os legumes, ou seja, coloque-os numa panela com água a ferver durante cerca de cinco minutos. Não se esqueça de colocar um pouco de sal na água para dar mais gosto à comida.
Depois, numa travessa untada com azeite, distribua os legumes cozidos pela base e forme algumas camadas. Regue com as natas de culinária e tempere com um pouco mais de sal, a pimenta e noz moscada.
Por fim, cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 180 graus durante 20 minutos. Depois basta retirar, cortar as porções e servir aos amantes de queijo lá de casa. De acordo com a quantidade de legumes que sobraram, pode servir este prato como uma entrada fit ou até mesmo como refeição principal.
Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis, com foco em bolos de chocolate.