Independentemente da refeição, há sempre espaço para a sobremesa. No entanto, entre as inúmeras opções disponíveis, é difícil escolher a mais saudável e torna-se quase impossível ceder à tentação de comer uma sobremesa sem deixar a dieta de lado.
Ao contrário do que possa pensar, o importante é garantir o equilíbrio e fazer substituições inteligentes para integrar os nossos pratos favoritos na dieta. Nestes casos, o melhor é adoçar as suas receitas sem recorrer ao açúcar processado, utilizando as frutas certas.
Neste caso, a estrela da receita é a maçã. Além de serem bastante doces, são ricas em pectina, uma fibra solúvel que atua no nosso corpo aumentando a digestão e ajuda a diminuir a absorção de gorduras provenientes da alimentação. É rica em fibra, o que ajuda a ter uma maior sensação de saciedade, o que é fundamental para quem procura seguir uma dieta à risca.
O crumble de maçã é uma das opções mais populares para fazer em casa. É rápida e prática e com poucos ingredientes consegue satisfazer a família inteira, sem precisar de ser um chef de cozinha. A sugestão é da nutricionista Joana Rita, autora de uma página de Instagram ligada à alimentação, que sugere opções práticas e saudáveis para quem deseja manter uma alimentação equilibrada sem abdicar do sabor.
Do que precisa
— 3 maçãs
— 3 colheres de sopa de frutos vermelhos congelados
— 150 gramas de farinha de aveia
— 50 gramas de açúcar amarelo
— 50 gramas de manteiga magra
Como se faz
Num tabuleiro retangular, coloque toda a fruta. Num tabuleiro à parte, adicione os restantes ingredientes e misture com a ajuda de uma colher. Coloque o preparado por cima da fruta e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus durante cerca de 35 minutos ou até ficar dourado por cima.
Carregue na galeria para conhecer mais quatro versões práticas e fit que pode recriar em casa sem qualquer esforço.