fit

O creme de abóbora assada ideal para os dias de chuva ou frio

É mais uma sugestão de Teresa D'Abreu, autora do blogue "Healthy Bites". Vai ficar absolutamente viciado nesta receita.
Vai querer provar já.

Será que existe algo mais reconfortante que um prato de sopa para aquecer nestes dias frios que se fazem sentir? Não. Comer sopa quente é, aliás, uma das recomendações que a Direção Geral da Saúde dirigiu, na passada semana, à população para se proteger dos efeitos negativos do frio e que vai continuar, pelo menos, mais uma semana.

Foi a pensar nestes dias frios que a responsável pelo blogue “Healthy Bites”, Teresa D’Abreu, criou uma receita fácil de fazer e ideal para aquecer. “Cá por casa o que resulta sempre é um banho bem quente, seguido de um pijama fofo e uma sopa quente. É assim remédio para a alma que me traz o conforto de volta e o sorriso ao rosto”, conta a seixalense.

Adepta dos cremes, ao invés das sopas com pedaços, o creme de abóbora é dos seus favoritos. Para tal criou a sua versão de creme de abóbora assada com um travo de cominhos.

Como é hábito, Teresa D’Abreu revela todos os segredos das suas criações e, desta vez, o truque está em assar a abóbora inteira. “Costumo comprar abóboras inteiras, cada uma com cerca de quatro quilos, e são do tamanho perfeito para colocar inteiras no forno de casa. Prefiro assar assim pois torna-se bastante mais fácil retirar a polpa da abóbora sem ser necessário descascar a mesma.”

Do que precisa (para seis pessoas)

— 1 abóbora (aprox. quatro quilos)
— 1 cebola
— 1 cebola roxa
— 3 dentes de alho
— 1 colher de chá de curcuma
— 1/2 colher de chá de cominhos
— 1/2 colher de chá de tomilho
— q.b. sal
— 20 mililitros de azeite
— 1,5 litro de água

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque a abóbora inteira no forno durante aproximadamente 40 minutos. (Espete a abóbora para verificar que está cozinhada). De seguida, abra a abóbora e retire a polpa descartando a casca e as sementes.

Numa panela coloque o azeite e a cebola picada, a curcuma e os cominhos e cozinhe até a cebola ficar translúcida. A seguir, adicione os dentes de alho, a polpa da abóbora, o sal, o tomilho e a água e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Triture tudo e sirva com tomilho fresco, um pouco de creme de coco e sementes a gosto.

Com este tempo mais frio começam a apetecer bebidas quentes. Carregue na galeria para descobrir sete sugestões de Teresa D’Abreu.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA