fit

O blondie vegan perfeito para quem é louco por doces mas não quer furar a dieta

Esta receita de Teresa D’Abreu, fundadora do blogue "Healthy Bites", propõe um bolo saudável e super guloso.
Olhem só o aspeto.

Organizar um jantar entre amigos é mais complexo do que parece. É necessário escolher uma ementa consensual, fácil de preparar, com ingredientes económicos e nutritivos. Porém, existe sempre alguém com restrições alimentares e é aí que começa a confusão. Afinal de contas, quem não tem restrições, voluntárias ou não, acaba por desconhecer o mundo da cozinha alternativa.

A pensar nisso, apresentamos-lhe uma sobremesa vegan, que vai agradar a todos e respeitar as condições alimentares de cada um. Estamos a falar de um blondie vegan, um bolo de chocolate e avelã super guloso e que não leva ovos nem farinha. Nesta receita, a manteiga de amêndoa substitui, neste caso, qualquer farinha e, acredite, que o bolinho fica mesmo delicioso e não vão sentir falta de farinha nenhuma.

É também um bolo vegan, já que vai usar uma mistura de linhaça e água para criar uma espécie de ovo vegetal. Esta criação de Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”, é uma opção para aqueles que não conseguem viver sem doces, mas que estão à procura de uma vida mais fit.

Os ingredientes e as porções utilizadas dão para cerca de oito fatias e o preparado demora cinco minutos a ser feito e depois 30 minutos a cozer no forno. Sem perder mais tempo, descubra como se faz esta iguaria de chocolate e avelã.

Do que precisa

– 1 chávena de manteiga de avelã ou outra à escolha

– 1 colher de sopa de linhaça

– 2 colheres de sopa de água

– Um terço de chávena de açúcar de coco

– Meia chávena de bebida vegetal

– 1 colher de chá de fermento

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 200 gramas de pepitas de chocolate negro

Como se faz

Num processador ou num robot de cozinha, coloque todos os ingredientes, com exceção das pepitas de chocolate, e triture até obter uma massa cremosa e homogénea. Depois envolva as pepitas de chocolate negro na massa e verta-a numa forma forrada com papel vegetal.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos. Vá tirando gradualmente e espete um palito para conferir a textura. Quando estiver do seu agrado, retire a forma do forno e, opcionalmente, coloque uma cobertura de chocolate derretido batido com manteiga de avelã.

Carregue na galeria para conhecer receitas saudáveis e deliciosas que poderá fazer na air fryer.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA