fit

Linha gratuita de prevenção do suicídio entra em funcionamento em 2025

A medida surgiu devido aos dados estatísticos relativos ao suicídio em Portugal. Tornou-se numa das principais causas de morte.
Vai estar disponível 24 horas por dia.

A linha de apoio psicológico e prevenção do suicídio, que será gratuita, está prevista para iniciar em janeiro de 2025. A iniciativa, aprovada no Parlamento por unanimidade no início do ano, contará com uma equipa de mais de 100 psicólogos e atendimento 24 horas, 365 dias por ano.

A informação foi divulgada esta terça-feira, 10 de setembro, — data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio —, pela secretária de estado da Saúde, Ana Polvo, à agência Lusa, citada pelo jornal “Expresso”.

No final de julho, foi criado um grupo de trabalho para realizar estudos e tarefas operacionais necessárias à criação da linha. “Neste momento estamos a desenvolver os algoritmos e as especificações técnicas”, acrescentou. Antes do lançamento, está prevista uma campanha de sensibilização e será anunciado um número de telefone de apenas quatro dígitos.

“A taxa de suicídio é atualmente uma das principais causas de morte entre a população portuguesa com menos de 70 anos, e entre os mais jovens, essa causa de morte é ainda mais prevalente. Esta realidade é alarmante”, sublinhou Ana Polvo, que também destacou que a criação deste projeto surge da necessidade de abordar a problemática do suicídio em Portugal.

A depressão é a condição de saúde mais comum na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As estatísticas indicam que 11 por cento da população europeia enfrentará um episódio depressivo ao longo da vida, tornando-se a segunda maior causa de incapacidade. Em Portugal, aproximadamente 8 por cento da população é diagnosticada com esta perturbação, posicionando o país como o quinto entre os que apresentam mais casos.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA