fit

Lesionou-se num treino desportivo? Siga estas dicas e vai recuperar totalmente

Fique a par do que pode fazer neste artigo de opinião assinado pela fisioterapeuta do River Studio Marlene Carvalho.
Tome nota.

É cada vez mais comum o aparecimento de lesões desportivas devido ao aumento da prática de atividade física na população mundial. São conhecidos os seus múltiplos benefícios para a saúde como a redução do risco de doença arterial coronária, hipertensão, cancro, obesidade e diabetes.

Contudo, a prática regular de desporto acarreta também um risco considerável de lesão. Sabe-se que cerca de 20 por cento das lesões agudas que dão entrada no Serviço de Urgência são lesões desportivas. Mas, afinal, o que é uma lesão desportiva? Entende-se por lesão desportiva, qualquer lesão ou queixa decorrente da prática de atividade física, seja ela profissional ou amadora. A lesão ocorre quando a força aplicada excede a resistência do tecido e pode ser aguda, crónica ou por overuse.

A lesão aguda normalmente deriva da ocorrência de um episódio traumático, como por exemplo, uma entorse, fratura ou contusão. A lesão crónica associa-se a uma queixa ou lesão prévia mantida no tempo que se agrava. Temos o caso da pubalgia e da tendinose. Já a lesão por overuse está relacionada com a repetição consecutiva de um movimento ou gesto técnico. Exemplos disso são a tendinite e a epicondilite.

O aumento da prática desportiva durante e após a pandemia fez crescer consequentemente o rácio de lesões pois, muitas vezes, as pessoas iniciam os treinos sem terem condição física para tal e sem respeitar os princípios do treino. As principais causas de lesão desportiva são técnica imprópria, overtraining, alinhamento anatómico e biomecânico, história clínica prévia de lesão e patologia sistémica à distância.

O conhecimento das exigências físicas e biomecânicas do desporto e a análise das componentes neuromotoras relacionadas com os gestos fundamentais e das necessidades fisiológicas ou energéticas envolvidas na prática desportiva em cada atleta ou pessoa permite elaborar um plano de prevenção de lesão individualizado e personalizado.

A implementação de estratégias pró-ativas de prevenção de lesão ainda antes de estas acontecerem (prevenção primária) e de despiste e resolução precoce e eficiente das lesões que ocorrem, minimizando o risco potencial de agravamentos e/ou processos de cronicidade é essencial.

A fisioterapia atua não só na recuperação como também na prevenção de lesões desportivas, fazendo uma avaliação prévia do historial clínico do atleta, avaliação biomecânica e morfológica, avaliação da condição física e sistemas energéticos.

No meu caso específico, que trabalho em contexto desportivo com atletas profissionais de diversas modalidades, a performance é uma exigência constante e todos estes parâmetros (intrínsecos e extrínsecos) passíveis de manipular são importantes para definir o perfil do atleta e ajudá-lo a obter o melhor desempenho possível. Um atleta sempre disponível, isto é, com um menor índice de lesão ou lesão nula durante a época desportiva irá consequentemente atingir um nível mais elevado de rendimento.

No que toca à recuperação da lesão, é onde a maioria dos fisioterapeutas dispendem mais tempo da sua atividade, porque o cidadão comum só recorre à fisioterapia quando tem efetivamente uma lesão e deixa arrastar as queixas durante bastante tempo.

No mundo do desporto, somos frequentemente profissionais de primeiro contacto e isso obriga-nos a diagnosticar a patologia e só depois referenciar para o médico, já com algumas instruções úteis ao atleta para acelerar o processo de recuperação e iniciá-lo o mais depressa possível.

A cooperação entre uma equipa multidisciplinar como acontece no River Studio é imperativa quer seja no processo de recuperação como na prevenção de lesão. A transição da marquesa para o exercício e posteriormente treino com ou sem limitações, deve ser discutida com o personal trainer, que definirá o programa de treino adequado a cada um e com o nutricionista que adequará a alimentação e estratégias de hidratação para minimizar o risco de lesão, acelerar a recuperação e melhorar a performance.

Pode saber tudo sobre o ginásio seixalense através deste artigo feito pela New in Seixal em maio.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o River Studio.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Dr. Jorge Muñoz Cardoso, Nº1, Bloco E, Loja B, Quinta da Trindade
    2840-620 Seixal
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas
  • Sábados e feriados, das 8 às 13 horas

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA