fit

Há um novo estúdio no Seixal onde treina sempre acompanhado por um PT

No River Studio, esqueça as máquinas ocupadas e as salas cheias de atletas. Todos os exercícios são feitos à sua medida.
Um espaço que vai querer conhecer.

É cada vez maior o número de estúdios privados que abrem por todo o País. Na sua grande maioria estão equipados com vários materiais como os pesos livres, barras, máquinas e pouco mais. Contudo, no mais recente spot de treino no Seixal não vai encontrar este cenário. O River Studio é um espaço com boas áreas, moderno e verdadeiramente bem equipado.

O spot abriu no dia 22 de abril, sexta-feira, na Quinta da Trindade. Segundo José Tabanêz, um dos responsáveis pelo River Studio, não houve inauguração oficial dada a afluência de utentes. Uma vez que neste momento só se encontram três personal trainers (PT) ao serviço, os proprietários decidiram que seria melhor não arriscar. O River Studio destaca-se por ser diferente num aspeto muito particular: todos as pessoas que treinem no espaço são acompanhadas sempre por um PT. 

“Só podem treinar aqui alunos com treino personalizado. Nós queremos mesmo fugir do habitual. Não queremos um espaço aberto em que uma pessoa fizesse um treino avulso e vinha treinar sozinha”, explica à NiS José, o jovem de 28 anos que gere toda a dinâmica do espaço. Ou seja, este estúdio oferece fundamentalmente um serviço exclusivo e focado totalmente numa pessoa.

Neste momento, das 7 às 21 horas nos dias úteis e das 8 às 13 horas nos sábados e feriados, o ginásio está a funcionar de forma interrupta. Ao lado de José Tabanês, que a par de toda a gestão do River Studio também é PT, estão os personal trainers, Cátia e Rafael. “Já temos as agendas muito preenchidas e, em breve, contamos ter outra pessoa”, avançou José.

Quando as pessoas se inscrevem é realizada uma avaliação inicial, onde são feitas algumas perguntas sobre o historial do futuro utente. Depois, o PT pesa, mede e faz alguns testes funcionais ao recém inscrito. Este levantamento de dados dá depois origem a uma planificação enquadrada com as necessidades e tendo por base o objetivo da pessoa em específico. Vai gostar de saber que neste primeiro momento é oferecida uma garrafa e uma toalha.

No River Studio não existem treinos ou exercícios repetidos — esta é uma das vantagens de ser totalmente assistido por um profissional especializado na área. Além disso, o acompanhamento gira em torno de todas as pessoas, não importando, por exemplo, se sofrem de alguma patologia. José Tabanêz está especialmente focado exatamente num nicho de pessoas que traga algum tipo de patologias associadas. 

Um estúdio direcionado para o bem-estar

O foco do estúdio não é dar só treino. Por isso, o espaço oferece outros serviços como osteopatia, fisioterapia e nutrição. São quatro os profissionais especializados nestas áreas que trabalham no River Studio e que fazem consultas a quem está inscrito no ginásio, mas também para quem vem de fora.

Mas atenção: este é um serviço pago à parte. Até mesmo quem está inscrito no River Studio tem de pagar esta vertente em separado. Em termos de gabinetes, o valor é 45€ a consulta de uma hora sempre, independentemente de a pessoa ter que levar alguma coisa da consulta ou não. Por exemplo, se for colocada uma ligadura funcional ou um creme mais específico anti-inflamatório isso não é cobrado à parte.

Para quem está mais desatento, a área da osteopatia e fisioterapia está mais direcionada para a parte física, embora com vertentes diferentes. A osteopatia relaciona-se mais com a parte óssea, como o nome indica, em termos da manipulação óssea, da manipulação do corpo, das cadeias musculares e por aí fora.

“No que toca à fisioterapia, além de os nossos equipamentos serem muito mais recentes do que é o tradicional hoje em dia, a vertente é sempre trabalhar fisioterapia de acordo com o exercício”, explica José.

Os passos para tornar real o River Studio

José Tabanêz acaba por ser um dos principais rostos do espaço, embora tenha mais dois sócios nesta aventura, Nelson Reis e Teresa Reis. Licenciado em Desporto, José trabalha como personal trainer há cerca de seis anos, altura em que acabou o curso. “Sempre estive ligado a desporto desde miúdo. Desde os 15 anos que fui federado em rugby, entretanto depois parei. Hoje em dia faço outra modalidade em termos federativos”, partilha com a NiS.

José Tabanês, um dos responsáveis pelo River Studio.

O PT nasceu em Setúbal, mas o que o trouxe ao concelho do Seixal foi o facto de depois de ter estagiado na Charneca da Caparica ter surgido a oportunidade de trabalhar na Torre da Marinha. Durante dois anos esteve num ginásio local e desdobrava-se entre aulas de grupo, trabalhos de sala, avaliações e, claro, serviço de PT. 

Com a chegada da pandemia, também se deu uma mudança de planos na sua vida profissional. José esteve algum tempo a alugar um espaço num ginásio tradicional em que só dava PT aos seus clientes. Com o confinamento, foi obrigado a reinventar-se e começou a dar treinos online.

“Já dou treinos ao Nelson há cerca de quatro anos e ao filho dele também. Ele já andava de certa forma a desafiar-me para abrirmos um espaço. Ele queria muito, já que também está muito ligado ao desporto uma vez que foi jogador profissional de futebol”, revela à NiS. Entre fevereiro e março do ano passado, a ideia começou a ganhar forma. Os três responsáveis foram à procura do espaço certo e da equipa de trabalho. Cerca de um ano depois estavam prontos para abrir as portas do River Studio ao público.

“Falámos com o arquiteto para fazer o projeto consoante o que nós queríamos e o que nós necessitávamos em termos legislativos. Depois a Teresa, que é a esposa do Nelson, tratou da parte da decoração e eu escolhi toda a dinâmica em termos de materiais e onde eles iam ficar. Foi mesmo um trabalho de equipa”, salientou o responsável.

Reações aos serviços do River Studio e preços

Pela diferença e originalidade, a resposta da comunidade que frequenta este ginásio tem sido muito positiva mesmo para quem não estava habituado a este tipo de metodologia.

“Havia muitas pessoas que até começavam a treinar connosco e nunca tinham feito PT nem experienciado o que é que era treinar acompanhado, ter uma pessoa a falar com eles e, de certa forma, um amigo. Então, o feedback tem sido bastante positivo”, confirma José. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o River Studio.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Dr. Jorge Muñoz Cardoso, Nº1, Bloco E, Loja B, Quinta da Trindade
    2840-620 Seixal
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas
  • Sábados e feriados, das 8 às 13 horas

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA