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Estes são os alimentos que deve ingerir para prevenir a queda do cabelo

A nutricionista seixalense Mariana Machado dá umas dicas aos leitores da New in Seixal. Leia o artigo de opinião
Os morangos podem ajudar.

O nosso cabelo é mais do que um símbolo de beleza, reflete a nossa saúde. Tal como a pele, o cabelo é das primeiras zonas do corpo a dar o alerta quando algo não está bem. Perda de brilho, vigor ou até queda são problemas comuns que podem estar ligados a algo tão fundamental como a alimentação — isso mesmo.

Cada fio de cabelo é composto essencialmente por proteína (creatina), mas são muitos os elementos que contribuem para a sua saúde. Minerais como o zinco ou o ferro, cuja insuficiência é uma das causas da queda de cabelo, são peças-chave no equilíbrio capilar ao fomentar o crescimento folicular, tal como o magnésio e o selénio. Vitaminas, como a C, E e betacaroteno também têm a sua relevância no combate aos radicais livres e na produção de colagénio (C), proteção contra os raios solares (E) e até na produção de sebo (betacaroteno).

No couro cabeludo é ainda possível notar o valor que os ómega-3 — óleos essenciais que obtemos através da ingestão de certos alimentos — têm na hidratação capilar. Razões de sobra para escolher bem o que coloca no prato.

Nem só os maus hábitos podem prejudicar o cabelo. Por vezes, as boas intenções e preocupações com a saúde põem em risco, involuntariamente, o equilíbrio capilar. É o caso das dietas muito restritivas que não asseguram o aporte de nutrientes e proteínas necessários ao bom funcionamento do organismo.

As consequências podem não ser imediatas, pois, estima-se que a fragilização capilar ocorre apenas meses depois da insuficiência nutricional, mas este risco existe. Para evitar o eventual impacto que uma dieta restritiva pode ter no cabelo e na saúde em geral, deve aconselhar-se previamente com um profissional de saúde. O mesmo cuidado deve aplicar-se antes da toma de suplementos vitamínicos, por exemplo.  

A alimentação e o estilo de vida têm impacto na nossa saúde e o cabelo não é exceção. Apostar numa dieta rica e diversificada ajuda a preservar a saúde capilar e prevenir problemas como a queda.

Os alimentos para queda de cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteínas e vitaminas como peixes, ovo, soja, frutas vermelhas, feijão ou vegetais verde-escuros, pois por serem ricos em nutrientes com ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptica, ajudam a fortalecer os fios e hidratar o couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

Pode marcar uma consulta, presencial ou online, com a nutricionista Mariana Machado através da página de Instagram, através do site, do email (mmnutricoach@nullgmail.com) ou do contacto telefónico (937 952 587).

Experimente colocar estes alimentos no seu dia a dia, a ter uma alimentação saudável, equilibrada e aprenda a escolher os alimentos certos para o seu corpo, vai sentir toda a diferença. Carregue na galeria para conhecer esses alimentos.

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