É uma das tendências acolhidas de braços abertos por quem está a mudar de hábitos na alimentação. Remover o glúten das receitas, ora porque se sofre de intolerância — a chamada doença celíaca — ou porque simplesmente queremos optar por escolhas mais saudáveis, é uma atitude que coleciona, a cada dia que passa, mais adeptos. Por isso, já ninguém estranha quando surgem novas versões de pratos típicos, desde as refeições principais à sobremesa, que são nada mais nada menos do que gluten free.
De uma forma muito geral, o glúten é o nome dado às proteínas encontradas sobretudo em três tipos de cereais: o trigo, a cevada e o centeio. Funciona como uma cola que ajuda a manter as propriedades dos alimentos juntas. A textura é semelhante à de quando se coze massa feita de farinha de trigo.
Quer seja por intolerância ou simplesmente para trazer um lado mais saudável ao menu de sobremesas lá de casa, a New in Seixal descobriu uma receita que vai deixar todos de água na boca. Não apenas por ser livre de glúten e de refinados — o que por si só já são motivos para querer ir já a correr para a cozinha — mas também porque é uma das opções favoritas para repor os níveis de açúcar no sangue.
Falamos-lhe de uma tarde de noz que é a mais recente proposta do blogue da “Healthy Bites”. Segundo a seixalense Teresa D’Abreu, a responsável pelo projeto online, esta “não é uma tarte saudável”. É que o único doce saudável, de acordo com Teresa, é a fruta. No entanto, esta é “uma opção para quem tem restrições e quer saborear uma deliciosa tarde”, garante a blogger seixalense.
Apesar de a criadora da receita ter feito com noz, existe também a possibilidade de trocar este fruto seco por amêndoa. O processo é exatamente igual, sendo que a única coisa que muda é o alimento protagonista.
Esta tarte de noz pode ser uma excelente opção para completar a refeição, acompanhada pelo tão abençoado café. Se preferir, pode comê-la logo pela manhã, ao pequeno-almoço junto de um copo de leite. Pela tarde, sobretudo para completar o lanche dos miúdos, esta receita também se apresenta como uma agradável, saudável (e saborosa) opção.
Do que precisa
Massa
— Duas chávenas de farinha de amêndoa;
— Meia chávena de amido mandioca (polvilho doce ou farinha de aratura);
— Duas colheres de sopa de xarope de ácer;
— Três colheres de sopa de óleo de coco (ou manteiga);
— Um ovo (ou três colheres de sopa de água).
Cobertura
— 100 gramas de açúcar mascavado;
— 200 mililitros de creme de coco (parte mais espessa do leite de coco);
— Duas colheres de chá de sumo de limão;
— 150 gramas de manteiga (ou alternativa vegetal);
— 400 gramas de nozes partidas.
Como se faz
Num processador ou num robot de cozinha — a preferência é sua — comece por colocar todos os ingredientes. Processe até que se torne numa massa homogénea. Embrulhe numa película aderente e coloque durante 30 minutos no frigorífico. Enquanto isso aproveite para ir buscar uma tarteira. Pincele-a com manteiga ou óleo de coco e forre a tarteira com a massa reservada. Por último, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos. Depois disto, é só juntar toda a família e deliciar-se.
De seguida, carregue na galeria para conhecer cinco receitas saudáveis (e deliciosas) da “Healthy Bites” que vai querer provar na primavera.