Cada família tem a sua tradição. Há quem coma bacalhau, outras preferem borrego e até há quem peça polvo à lagareiro. No entanto, um dos pratos mais emblemáticos dos almoços e jantares de Natal é o peru recheado que, ao contrário das outras receitas, pode ter um recheio diferente todos os anos. Ou seja: o sabor nunca é o mesmo.
É por isso mesmo que decidimos trazer uma receita fit para o peru da Consoada, da autoria de Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”. A forma de cozinhar a carne do peru é igual, mas existem duas alternativas para rechear a ave e dar mais diversidade à mesa.
O primeiro recheio é a opção mais segura, já que o sabor consiste numa carne picada bem temperada e com leves toques aromáticos de vinho do Porto e passas. Normalmente é bem aceite por todos. Já a segunda forma de rechear o peru é um pouco mais ousada, mas, com certeza, é aquela que lhe vai chamar a atenção. Aqui, o processo será feito à base de castanhas, com alguma carne picada, toucinho fumado e especiarias.
Do que precisa
Recheio 1
500 gramas de carne picada mistura vaca e porco
4 dentes de alho
q.b. de noz moscada
q.b. de pimenta a gosto
50 cl vinho branco
150 gramas de passas
q.b. de sal
100 gramas de azeitonas pretas picadas grosseiramente
q.b. de azeite
2 cebolas pequenas
q.b. de vinho do porto
1 folha de louro
Recheio 2
3 colheres de sopa azeite
50 gramas de toucinho fumado em cubos
1 cebola roxa média
150 gramas de carne picada
300 gramas de castanhas
80 gramas de passas de uva
100 gramas de noz
2 folhas de louro
q.b. de sal
q.b. de noz moscada
1 colher de sopa massa de pimentão
1 colher de chá massa de alho
q.b. de vinho do porto
1/2 colher de chá curcuma
1 cálice de vinho branco
Peru
1 peru pequeno 2/3Kg
2 laranjas
2 folhas de louro
2 limões
4 cravinhos
q.b. de água
100 ml de água-ardente
1 colher de sopa de pimenta em grão
Como se faz
Para o primeiro recheio, 30 minutos antes de começar a cozinhar, coloque as passas de molho em vinho do porto. Num tacho, coloque um fio de azeite e duas cebolas e deixe amolecer, junte os alhos picados e a carne picada, ao mesmo tempo que tempera com noz moscada, sal, pimenta, louro e um pouco de vinho branco.
Quando a carne estiver praticamente cozinhada coloque as passas e azeitonas e deixe cozinhar mais um pouco. De seguida apague o lume e deixe arrefecer para, posteriormente, rechear o peru sem se queimar.
Na Segunda versão, terá de colocar as passas de uva de molho em vinho do Porto, ao mesmo tempo que coloca o azeite ao lume com o bacon e deixa cozinhar um pouco. Adicione a cebola picada, a massa de alho e a massa de pimentão, sendo que deve continuar a deixar os ingredientes a cozinhar.
Depois adicione a carne picada e envolva bem para a absorver todos os sabores dos temperos. Colocar as castanhas no tacho e adicione o vinho branco. De seguida deixe cozinhar até evaporar o álcool.
Adicione os temperos, as passas e o vinho do porto e deixe cozinhar as castanhas, enquanto absorvem todos os gostos dos ingredientes usados. Depois é só desligar o lume e adicionar as nozes, envolvendo bem no preparado.
Um dia antes de servir o prato, coloque o peru de molho em água com laranja, limão às rodelas e uns cravinhos, para aromatizar a carne. Já na confeção, tire o peru do molho, seque a água e coloque sobre um tabuleiro com um fio de azeite no fundo.
Recheie o peru com a receita escolhida nas zonas do pescoço e da barriga e coza com linha de culinária. Unte o peru com azeite e coloque no forno a 200ºC durante cerca de duas horas. A meio da cozedura regue o peru com o molho que se acumula no fundo e deixe dourar bem. Depois é só levar para a mesa e aproveitar todos os sabores do prato.
Agora, conheça alguns bolos que vão animar os etusiastas dos doces de Natal.