fit

Esta é a forma mais rápida de preparar as últimas castanhas do outono (em 5 minutos)

A época já está a terminar, mas há uma nova forma para cozinhar este fruto — e não vai sujar nada.
A forma mais rápida de assar castanhas é no microondas.

A chegada do outono significa que chegam também as castanhas. Já foram parte essencial da alimentação dos portugueses mas, atualmente, são sobretudo consumidas como petisco.

Quando novembro se aproxima do fim, já praticamente não há castanhas no chão e as que vamos comendo são as que restam nos supermercados ou na fruteira lá de casa. Para acabar com as últimas castanhas desta época, nada melhor do que aprender esta forma rápida e prática de as assar.

Existem muitas formas diferentes de o fazer: no lume, no forno, na frigideira ou até no microondas. Este método é o mais rápido de todos — e suja menos louça. Porém, talvez não consiga obter umas castanhas tão saborosas quanto as cozinhadas através de outras técnicas. De qualquer forma, serve para desenrascar e pode conseguir adicionar mais sabor se as polvilhar com alecrim antes de as preparar.

As castanhas vão precisar de mais ou menos cinco minutos no microondas, dependendo da sua potência e do tamanho do próprio fruto.  Siga a receita e aprenda a assar castanhas no microondas em apenas cinco minutos.

Do que precisa

— 1 quilo de castanhas

— água q.b.

— sal q.b.

Como se faz

Dê um golpe horizontal generoso nas castanhas que pretende assar, para que não rebentem, e ponha-as numa tigela. Salpique com sal.

Encha uma segunda tigela com água. O vapor de água vai impedir que as castanhas sequem demasiado, além de absorver o excesso de radiação do microondas.

Coloque as duas tigelas no microondas, na potência máxima, durante cinco minutos.

Retire a tigela das castanhas e veja se estão bem assadas, puxando ligeiramente a pele. O miolo deverá estar amarelo. Caso precisem de mais calor, coloque-as no microondas por mais um ou dois minutos.

Retire-as, embrulhe-as em papel e deixe-as repousar, para que sequem, durante cinco minutos. A pele deverá sair por inteiro, puxando pelo golpe longitudinal.

Apesar de ser prático e rápido de utilizar, alguns alimentos não devem ser aquecidos (nem reaquecidos) no microondas.

Carregue na galeria para conhecer esta lista negra.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA