fit

Esqueça os típicos bombons natalícios e ofereça estas deliciosas tâmaras recheadas

Estes frutos funcionam como um adoçante natural, têm imensos benefícios para o nosso organismo e ajudam a perder peso.
Um verdadeiro doce saudável.

As tâmaras também fazem parte do grupo de alimentos que qualquer mãe deve comer durante a amamentação. É que, além de outros benefícios contêm açucares naturalmente presentes que fornecem energia neste período especialmente desgastante para o organismo. Devido à sua riqueza nutricional, as tâmaras podem e devem ser incluídas no dia a dia alimentar.

Este alimento é rico em várias vitaminas, como a B5, B6 e a C, e minerais, como potássio, fibra, cobre, magnésio, manganês, ferro e antioxidantes. São fonte natural de açúcar e, por isso, ideais para usar como substituto do açúcar. Apesar do elevado teor de açúcar (67 gramas por cada 100), o seu índice glicémico é baixo, o que significa que não provoca uma subida repentina dos níveis de açúcar no sangue após a sua ingestão. Desta forma, podem ser consumidas por diabéticos tipo 2, desde que com moderação.

Além de serem um adoçante natural, também ajudam no processo de perda de peso por serem ricas em fibra. Porque é que isto é positivo? Além de serem saciantes, vão ajudar a regularizar o trânsito intestinal. Para ter noção, 100 gramas de tâmaras secas fornecem 31,2 por cento da dose diária recomendada de fibra. São ainda uma ótima fonte de energia e melhoram a saúde dos nossos ossos.

Já lhe falámos sobre os bombons de fabrico industrial que deve evitar no Natal mas, para os substituir, a nutricionista Lillian Barros tem uma receita deliciosa — e saudável — de tâmaras recheadas. “Utiliza produtos autênticos naturalmente doces e como tal prescindem da adição de outra fonte de açúcar”, explica a autora do blogue “Santa Melancia” à NiT.

Do que precisa

— Tâmaras

— Pasta de amêndoa

— Chocolate 80 por cento cacau 

Como se faz

Basta cortar tâmaras a meio, rechear com pasta de amêndoa e mergulhá-las em chocolate 80 por cento cacau derretido.

Se não consegue resistir aos bombons típicos desta época, carregue na galeria e descubra o ranking, dos menos para os mais calóricos.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA