fit

Esqueça a massa. Esta versão fit da carbonara é feita com arroz

A receita de Teresa D’Abreu é ideal para aqueles que querem fazer dieta sem abdicar dos melhores sabores.
Impossível resistir.

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio e é exatamente disso que se trata esta receita. Tanto a massa como o arroz têm hidratos de carbono e, se forem consumidos com muita regularidade, podem revelar-se verdadeiras bombas calóricas na nossa dieta.

Uma vez não são vezes e não é por este prato que vai ganhar uns quilinhos. Apesar do arroz e de um pouco de gordura, esta é uma receita que vem substituir a massa à carbonara, tanto no sentido nutricional como no sabor.

Esta é uma das muitas criações da seixalense Teresa D’Abreu, fundadora do blogue fitness e de receitas “Healthy Bites”, e promete revolucionar a forma como olhamos para um verdadeira carbonara.

“Para o risotto, usei paio do cachaço de porco preto em vez do tradicional bacon. Muito se diz dos enchidos, que fazem muito mal e não são nada saudáveis. Pois, deixo-vos o meu truque – ler os ingredientes. Como em tudo, é óbvio que não devemos fazer todas as nossas refeições com enchidos mas estes podem, sim, ser parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Olhem, por exemplo, para o caso deste paio do cachaço que usei, os ingredientes são: cachaço inteiro de porco preto, massa de pimentão, alho, sal e água. Nada de mal não é verdade? Então, se gostas de enchidos porque não consumir de vez em quando?”, explica Teresa à New in Seixal.

Os ingredientes usados nesta receita foram pensados para servir quatro doses para adultos. O processo de confeção não demora muito tempo. Aconselhamos que prepare este petisco para o jantar, já que é um prato mais intenso.

Do que precisa

— 1 + 1/2 chávenas de arroz para risotto

— 1 paio de cachaço de porco preto

— 200 gramas de cogumelos

— 1 cebola roxa

— 1 chávena de vinho branco

— 4 chávenas de caldo de legumes caseiro

— 50 gramas de manteiga

— 4 gemas de ovo

— 1/2 chávena de pecorino romano ralado

— Q.b. de lascas de queijo pecorino

— 2 colheres de sopa de cebolinho picado

— Q.b de azeite

Como se faz

Comece por picar o paio do cachaço e a cebola e por laminar os cogumelos. Depois, numa caçarola, coloque um fio de azeite e adicione o paio picado, deixe cozinhar até ficar crocante, retire e reserve. De seguida cozinhe os cogumelos. Retire e reserve também. Coloque mais um pouco de azeite na caçarola e adicione a cebola picada e cozinhe até ficar translúcida.

Enquanto isso, lave o arroz e adicione na caçarola e mexa para que se envolva com a cebola. Adicione o vinho branco e vá mexendo até que evapore. Quando evaporar comece a juntar o caldo de legumes a pouco e pouco mexendo sempre até o arroz ficar praticamente cozinhado. Quando o arroz estiver quase cozinhado adicione, então, a manteiga e o queijo ralado e envolva tudo. Misture também os cogumelos e o paio reservando um pouco para topping.

Transfira para os pratos. Em cada prato adicione uma gema e envolva bem. Coloque os restantes cogumelos e paio como topping e finalize com lascas de pecorino e cebolinho fresco picado.

Como viu é super simples e não precisa de ser nenhum chef para fazer este prato magnífico. Carregue na galeria e conheça outras receitas fit que pode fazer este fim de semana no início de setembro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA