Inflação, crise, guerras e até uma pandemia. Todos estes fatores contribuíram para o aumento do valor das carnes. Quem vai ao supermercado acaba por ficar impressionado com o preço destes alimentos, especialmente no que toca à carne de vaca, que está extremamente alto.
Para fazer uma massa à bolonhesa com todo o sabor, de uma forma mais saudável e económica basta, seguir os nossos concelhos e recriar esta receita de bolonhesa de lentilhas vermelhas, da autoria de Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Heathy Bites”.
As lentilhas vermelhas são uma leguminosa de sabor agradável e mais suave do que as outras variedades. São ricas em proteína, fibras e minerais como o ferro, magnésio, selénio e zinco e também ricas em vitamina B1.
Por esse motivo, as lentilhas são um alimento de elevado teor nutritivo e com diversas propriedades benéficas para a saúde e uma ótima e económica opção. Além disso são versáteis, sendo possível confecionar diversos pratos com elas para além desta bolonhesa de lentilhas vermelhas.
Esta variedade é vendida já descascada, não havendo necessidade de demolhar e são ainda as de sabor mais suave. No entanto, existem outras variedades igualmente deliciosas. As doses que vamos apresentar foram feitas a pensar em duas pessoas adultas. A receita demora cerca de meia hora a fazer, dez minutos a preparar e 20 minutos a cozer.
Do que precisa
— 1 chávena de lentilhas vermelhas
— 2 chávenas de água
— Metade de uma cebola roxa
— 400 mililitros de polpa de tomate
— 2 dentes de alho
— 6 folhas de manjericão fresco
— Q.b. de sal
— Q.b. de pimenta
— Q.b. de azeite
— Q.b. de orégãos
Como se faz
Primeiro lave bem as lentilhas em água corrente e coloque-as num tacho com a água e coza-as. Devem ferver durante cerca de 10 minutos. Retire as lentilhas do lume, escorra e reserve.
Depois, numa frigideira, coloque um fio de azeite e a cebola picada, deixe cozinhar até a cebola ficar translucida. Em seguida adicione o alho e o manjericão picados e deixe aromatizar o azeite.
Adicione o tomate, tempere a gosto e deixe cozinhar o tomate, ao mesmo tempo que junta as lentilhas e deixa envolver todo o preparado. Retifique os temperos, adicione os orégãos e misture tudo muito bem. Quando estiver do seu agrado, desligue o fogão e comece a pensar no empratamento.
Sirva com massa, zoodles de curgete ou com rebentos de feijão mungo em cru, vai dar mais vida ao prato e permitir que os olhos também comam este prato delicioso.
Em seguida carregue na galeria para conhecer receitas deliciosas para recuperar e fortalecer o organismo.