fit

Descobrimos o hambúrguer em bolo do caco que pode comer sem culpa

Teresa D’Abreu partilhou uma receita com todo o sabor e mais saudável que as versões fast food.
Todo o sabor, menos calorias.

Todos temos de admitir que, por mais disciplina alimentar que tenhamos, é impossível resistir a uma hambúrguer de uma cadeia de fast food. O queijo, os molhos e carne são coisas que nos atraem, mas isso não significa que furemos a dieta.

Com esta receita de Teresa D’Abreu, vai conseguir matar o desejo de uma forma mais saudável e equilibrada, matendo o sabor. “A melhor hamburgueria que conheço fica na minha casa. Lamento a todos os donos de hamburguerias, onde já comi mas a verdade é esta. Para além disso posso sempre comer o hambúrguer em bolo do caco e não no prato como habitualmente faço em todos os restaurantes. Dramas de quem não tem opção de bolo do caco sem glúten”, confessa a seixalense e fundadora do blogue “Healthy Bites”.

Esta receita leva bolo do caco e ovo, para garantir todas as proteínas necessárias e ser amigo de quem é intolerante a glúten. Demora cerca de 15 minutos a ser feito e a confeção é bastante simples, basta ter os ingredientes corretos — os miúdos lá de casa vão adorar.

Além de ser bom para a nossa saúde e bem-estar, esta receita é amiga da carteira.

Do que precisa

— 2 hambúrgueres de vaca

— 2 bolos do caco

— 4 fatias de bacon

— 3 folhas de alface

— 2 fatias de queijo

— 2 colheres de sopa de maionese

— 1 colher de sopa de mostarda

— 2 colheres de chá de manteiga

Como se faz

No dia anterior, tire a carne do congelador e deixe descongelar os hambúrgueres por completo. No dia em que vai saborear este petisco, numa frigideira ou chapa antiaderente, coloque as fatias de bacon sem aditivos e toste de ambos os lados. Retire e reserve.

Na mesma frigideira coloque os hambúrgueres em lume alto, cerca de sete minutos de um dos lados e mais quatro ou cinco minutos do outro lado, para a carne não ficar muito seca. Verifique se estão no ponto que gosta, desligue o lume e coloque uma fatia de queijo sobre cada hambúrguer.

Entretanto, noutra frigideira antiaderente, coloque um ovo e tape, quando a clara estiver cozinhada vire e cozinhe do outro lado para que a gema cozinhe e não largue muito molho indesejado.

Ripe as folhas de alface e torre o bolo do caco, abrindo-o ao meio e torrando de ambos os lados. Depois é só montar o hambúrguer. Para isso, coloque um pouco de manteiga no bolo do caco e um pouco de maionese na parte de baixo. Por cima, ponha alface ripada, o hambúrguer com queijo, as tiras de bacon e finalize com o ovo estrelado. Na parte de cima do bolo do caco, coloque um pouco de mostarda e sirva de imediato.

É bastante simples e, assim, evita todos os conservantes e molhos calóricos dos hambúrgueres de fast food, ao mesmo tempo que preserva todo o sabor desta receita icónica.

Carregue na galeria e descubra bowls criativos e saudáveis para completar as suas refeições.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA