Sofia David Luz tem 26 anos, é de Palmela e dança desde os três anos. Começou num colégio onde andava nessa altura, tendo sido a atividade extracurricular que escolheu frequentar. Esteve na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde fez ensino articulado em dança.
O seu caminho sempre passou pelo mundo das artes performativas. Numa palavra Sofia descreve a dança como “liberdade”. Dos nove aos 20 anos, frequentou também ginástica rítmica onde também tinha aulas de dança ao mesmo tempo que frequentava o ensino escolar. Tirou a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, acabando o seu curso em 2018. Antes disso, no seu terceiro ano, fez Erasmus na Noruega, em Oslo, onde esteve na escola Khio, uma universidade de artes performativas. Diz que a Noruega foi uma inspiração para si, tanto a nível de decoração como do estilo de dança.
Assim que voltou do programa de Erasmus, em 2018, recebeu um convite para fazer um audição numa companhia de Palmela, onde morava. Trabalha com essa companhia até aos dias de hoje. A companhia chama-se DançArte, que pertence a Passos e Compassos, em Palmela.
Depois de acabar a licenciatura fez uma formação durante dois anos na Escola Quorum Ballet Academy, uma companhia de dança, frequentando o Projeto Quorum. Dançou várias criações com a própria companhia, fazendo assim vários espetáculos, dançando profissionalmente desde 2018. Diz que desde sempre soube que queria a dança para a sua vida. Neste momento está a morar em Paio Pires desde agosto de 2022.

“Vir para o Seixal trouxe a possibilidade de sair da casa dos pais, tendo agora a minha própria casa juntamente com o meu namorado. Outro motivo que me fez vir para cá foi porque surgiu este contacto do sítio onde poderia abrir a escola aqui no Seixal, em associação com o Paio Pires Futebol Clube. Foi tudo uma boa simbiose de oportunidades”, conta Sofia.
A Davidance abriu no dia 19 de setembro de 2022 em Paio Pires. A mesma já existia no Laranjeiro em 2020, mas Sofia gosta de pensar que foi em Paio Pires que tudo começou. A morada deste novo espaço é Avenida José António Rodrigues, nº45, Paio Pires. São 80 metros quadrados de muita dança e amor pelo movimento. Sofia na sua escola é professora de ballet, dança contemporânea, flexibilidade, barra de chão e jazz lírico.
A vontade de abrir a sua escola de dança surgiu do facto de existirem coisas com as quais não concordava na forma como ensinavam noutras escolas. Foi então em 2020 que surgiu a vontade de abrir o seu negócio. Ao mesmo tempo é bailarina profissional, fazendo espetáculos para bebés, crianças e para público geral na companhia Passos e Compassos, na DançArte, em Palmela. Antes de entrar em palco Sofia tem o ritual de comer gomas e pensa também que mais ninguém sabe aquilo melhor do que ela. É dançarina de dança contemporânea e já atuou com alguns nomes conhecidos como Benvindo Fonseca, Miguel Ramalho e Bruno Duarte.
A mesma diz que, quando está em processo de criação com a companhia, todos os dias tem ensaio de manhã. Quando não está a dar aulas trata de burocracias da sua escola de dança, aproveitando o tempo que passa nos transportes públicos, sendo assim a sua gestão de tempo.
Davidance vem do facto de o nome da fundadora ser Sofia David Luz, sendo a junção do seu nome “David” com a palavra “dança”, tendo a palavra “vida” inserida no nome do espaço. Passa a assim a mensagem de que a dança dá vida.
Esta escola tem muitas atividades e aulas que poderá experimentar. Mas os serviços mais recentes são as aulas de kizomba fusion e de ioga, que surgiram em fevereiro de 2023. Estas aulas decorrem uma vez por semana neste momento, sendo assim um complemento. Estas aulas realizam-se à quarta-feira. A aula de ioga é à quarta-feira das 19 às 20 horas e a kizomba fusion é das 21 às 22 horas às quartas-feiras.
Esta última modalidade surgiu porque a professora de ioga, Andreia Pina, entrou em contacto com a proprietária da escola e também ela é uma pessoa que gosta muito de movimento. “Às vezes dançamos tanto que nos esquecemos de respirar e o ioga ensina a respirar e a trazer alguma calma ao corpo. A verdade é que às vezes maltratamos muito o nosso corpo na dança. E então eu acho que vai ser um ótimo complemento para os nossos alunos aprenderem a respirar e a acalmar. E então daí o ioga ser um complemento à dança.”
Já o kizomba fusion surgiu porque a escola não tinha ainda nenhuma dança a par. Mas quem se inscreve não necessita de se inscrever com par. Se quiser experimentar mas tem medo de não gostar, nada tema. Nesta escola existem aulas experimentais e também aulas avulso, não havendo assim uma obrigação de se inscrever para fazer as aulas.
Os interessados devem entrar em contacto com a escola através do site. De seguida a escola envia a ficha de inscrição por email ou então as pessoas podem também dirigir-se ao espaço e fazer tudo pessoalmente, preenchendo a ficha de inscrição e procedendo ao pagamento. A inscrição pode ser feita à distância ou presencialmente. Os preços de todas as aulas e serviços estão no site da Davidance.
Se quiser saber mais informações sobre estas e outras aulas aceda ao site da escola ou então entre na página de Instagram da Davidance.