“Antigamente é que era!”. Esta é uma das frases mais clássicas de sempre dita por quem nasceu no século passado, mas com um motivo, aliás, vários. A nostalgia atinge-nos de diferentes formas e, quando nos recordamos de episódios ou momentos da nossa vida, parecem sempre melhores do que realmente eram, sendo que um dos maiores tópicos de discussão é a forma como os miúdos brincam e aproveitam a infância.
Atualmente, os computadores, smartphones, tablets e consolas são as grandes escolhas para os miúdos passarem o tempo e as brincadeiras e jogos de rua acabaram por cair por terra. Ambas têm prós e contras, mas é claro que a velha guarda vai sempre defender o jogo do pião, a malha e os bugalhos, para que também não se percam os costumes e tradições.
Para mostrar aos miúdos o que realmente é diversão a sério, a Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal decidiu integrar a 41.ª edição da Seixalíada e está a preparar uma manhã de jogos e de aprendizagem de brincadeiras pré-internet.
Assim, no próximo dia 6 de outubro, domingo, entre as dez e as 13 horas, no jardim de Santa Marta do Pinhal, na zona relvada no topo do jardim, todos poderão saltar ao saco e à corda, competir na corda de tração ou nos skies de jardim, jogar em um tabuleiro de xadrez gigante e muito mais, nos “Jogos Tradicionais” da Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal.
“Em conjunto, iremos motivar a prática do desporto saudável entre todos, e de uma forma bem divertida nesta manhã” diz Filipe Ginga, presidente da direção da Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal, à New in Seixal. A entrada é gratuita e qualquer miúdo, incluindo os papás, pode participar nas atividades e jogos que vão decorrer.