fit

Contactos de risco de varíola dos macacos aconselhados a isolarem-se durante 21 dias

É uma recomendação oficial das autoridades de saúde britânicas. Até agora foram confirmados 20 casos no país.
Em Portugal há 23 casos confirmados.

Todos aqueles que tenham tido um contacto próximo com um infetado com varíola dos macacos estão a ser aconselhados a isolarem-se durante 21 dias. Esta é a recomendação oficial das autoridades de saúde britânicas — no Reino Unido já foram confirmados 20 casos, diz a “BBC”.

Além disso, aqueles que tenham tido contacto com um caso confirmado deverão evitar estar com mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas e crianças com menos de 12 anos.

Em Portugal estão, neste momento, identificados 23 casos. A origem da infeção ainda não foi determinada e continua a ser investigada. Estão também a ser analisadas mais amostras de casos suspeitos.

A varíola dos macacos é uma patologia viral, geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens portadores do vírus Monkeypox, como macacos e roedores na África Ocidental e Central. O período de incubação da doença é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar entre 5 e 21. Os primeiros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço dos nódulos linfáticos, arrepios e cansaço extremo.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA