fit

Casa Samyama tem novas experiências de meditação e outras atividades para o outono

Há aulas com novos horários, sessões de ioga restaurativo para pacientes oncológicos e uma caminhada inserida no Outubro Rosa.
Tome nota.

Apesar de o calor se estar a prolongar neste início de outono, a verdade é que o verão de 2022 já ficou para trás. Depois dos períodos de férias e de descanso que marcam a temporada mais quente do ano, o mês de outubro traz consigo o regresso à rotina. Mesmo assim, isso não significa que os momentos de sossego e de lazer não possam continuar a acontecer até ao final do ano.

Aquando da abertura da Casa Samyama, a New in Seixal esteve à conversa com Márcia Viana e Camila Santos, duas amigas que decidiram juntar-se para abrir em setembro de 2021 um espaço onde todos podem fazer parte de várias experiências de ioga, meditação e saúde integrativa. É por lá que a partir deste mês de outubro surgem diversas novidades que prometem atenuar e dar ânimo neste regresso às rotinas.

“Com o objetivo de oferecer mais possibilidades de horários e de experiências para a saúde integrativa, mantivemos todas as aulas que já tínhamos e apresentamos algumas novidades”, pode ler-se num comunicado enviado à redação da NiS.

Sobre elas, estão já a decorrer sessões de meditação online, todas as segundas-feiras, das 7 horas às 7h30, com a professora Fabiana Gaspar. Também haverá aulas de pilates clínico, com a professora Diana Marques, às quartas-feiras, das 19 às 20 horas. No caso das sessões do ioga flow, serão dadas pela professora Rita Guilherme, às segundas-feiras, das 18 às 19 horas e poderá fazer parte das aulas de yin ioga às quartas-feiras, das 18 às 19 horas. Será a professora Camila Santos que estará ao comando.

Encontra-se ainda disponível a classe de Dance Yoga dada pela professora Rita Guilherme, todas as sextas-feiras, das 19 horas às 20h30. Esta é uma opção dinâmica e divertida para terminar a semana da melhor maneira possível. A partir de novembro, vai gostar de saber que passará ainda a haver ioga suspenso, tanto para os adultos como para os miúdos. Mas espere, porque as novidades não se ficam por aqui.

Quanto ao ioga restaurativo, que já fazia parte da oferta da Casa Samyama, recebe agora uma especialização destinada a pacientes oncológicos. Esta novidade resulta de uma parceria entre a Associação ZenCancer Portugal, que está a cargo de Luciana Lobo e da Casa Samyama. Graças a isso, este espaço na Amora passará a oferecer, de forma gratuita, todas as sextas-feiras aulas de ioga restaurativo para pacientes oncológicos.

“A Associação, através da oferta das suas terapias complementares, proporciona acolhimento, diálogo e afeto aos doentes oncológicos, através de atividades como o ioga restaurativo, uma prática terapêutica e relaxante onde o corpo fica seguro, apoiado em almofadas e mantas e o praticante aprende a identificar as suas tensões através de técnicas de respiração, meditação e de profundo restauro”, refere Luciana Lobo.

Os horários das sessões variam consoante a disponibilidade das voluntárias, podendo variar entre as 16 ou as 18 horas. Para se inscrever, terá de o fazer de forma prévia enviando um email para casasamyama@nullgmail.com.

Ainda dentro das novidades para este mês de outubro, também conhecido por Outubro Rosa, fazendo assim um lembrete à iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro, a Casa Samyama fará parte de uma caminhada que decorrerá no Seixal no dia 16 de outubro, pelas 10 horas. “O ponto de encontro será na zona ribeirinha da Baía do Seixal, na Avenida da República ou Marginal, percorrendo-se a distância de 3,3 quilómetros, em zona pedonal e plana. A caminhada termina na Marginal da Amora, junto ao Leclerc”, recordam as responsáveis pelo espaço na freguesia de Amora.

A inscrição para esta caminhada só é possível através da compra de um kit, que pode ser adquirido na Casa Samyama ou nas redes sociais da Liga Portuguesa contra o Cancro e que é composto por uma T-shirt, um saco mochila e um snack. Está ainda incluído um seguro de acidentes pessoais. Tem o custo de 5€. 

Por último, mas não menos importante, a Casa Samyama promove ainda o lançamento do “Pequeno livro com grandes receitas” de Antónia Ramalho. O evento estará a decorrer no dia 22 de outubro, pelas 15 horas, no espaço em Amora, onde vai estar a acontecer uma tarde marcada por assinaturas da autora.

“Na altura, Antónia fará duas das suas receitas para que possamos degustar as maravilhas da alimentação crudívora”, revela-nos ainda a nota da Casa Samyama. A participação é gratuita, mas as vagas estão limitadas. Para se inscrever pode enviar um email para casasamyama@nullgmail.com.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Rodrigues Lapa 23B, 2845-132 Amora
    2845-132 Amora
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a quinta-feira das 8h30 às 20h30
  • Às sextas-feiras das 9h às 18h
  • Aos sábados das 9h às 12h30
  • Encerra aos domingos

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA