fit
ROCKWATTLET'S ROCK

fit

Atenção, pais: NOLA vai ter bolos especiais sem açúcar para os miúdos

Falámos com a marca e contamos todas as novidades criadas por Ana Filipa Macedo Severo.

A NOLA tem como missão confecionar sobremesas deliciosas, mais equilibradas, com ingredientes naturais e que possam ser consumidas por toda a família, independentemente da condição de saúde como, por exemplo, pessoas com disfunções autoimunes, disfunções hormonais, doenças oncológicas, intolerâncias alimentares ou obesidade. Ana Filipa Macedo Severo, 37 anos, vinda diretamente da zona das Farinheiras, é a proprietária da marca. Aos 20 anos, foi diagnosticada com Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que lhe coloca diversas barreiras alimentares.

Por ser portadora desta doença, teve de explorar e conhecer melhor o mundo da culinária. Estudou e começou a preparar sobremesas que não levam açúcar e são feitas especialmente para não agravar a sua condição e lhe dar mais qualidade de vida. Como os bolos estavam cada vez melhores e via que existiam muitas pessoas com restrições, Ana decidiu criar a NOLA, em outubro de 2023, propositadamente para oferecer uma alternativa aos produtos extremamente refinados do supermercado.

É mestre em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências de Medicina Veterinária em Lisboa, onde estudou deste 2005 a 2011. Já trabalhou em clínicas e hospitais veterinários e tem uma pós-graduação em Qualidade e Segurança Alimentar. Também fez um curso de health coach no Instituto de Nutrição Integrativa, em Nova Iorque. Atualmente, trabalha como técnica responsável de qualidade e segurança alimentar, numa empresa de alimentos animais.

Com estas valências e, em conjunto com a nutricionista Cátia Miranda, Ana faz receitas e diz quais são os produtos que os seus clientes devem consumir. “Neste momento, estou a acompanhar uma pessoa que tem muitos problemas de saúde, é um quadro muito complexo e acaba por ter muito impacto na alimentação. É um trabalho muito recompensador, o facto de poder fazer a diferença na vida de alguém e conseguir que coma alguma coisa com prazer e que não a prejudique. Revejo-me nesse processo e a minha experiência entra em ação”, conta à New in Seixal.

Ana Filipa vai apresentar nos próximos dias, na Mercearia Castiça, bolos feitos especialmente para miúdos pequenos e bebés. Ou seja, produtos que são apenas adoçados com fruta e que têm em conta certas intolerâncias que temos quando somos mais novos, como à proteína do ovo.

“O conceito é termos produtos com ingredientes naturais para atender às necessidades dos mais novos. Existe um consumo excessivo de açúcar e as mães procuram novas alternativas, principalmente para as crianças mais pequenas, já que, quanto mais tarde introduzirmos os açúcares, melhor. Nem sempre é fácil encontrar estes produtos e a NOLA dá a solução”, explica.

A NOLA vende bolos de aniversário e para a escola, muffins, bolachas e bolinhas energéticas para miúdos com sabor a brownie, tudo à base de ingredientes naturais. Os produtos vão estar na Mercearia Castiça. Pode fazer encomendas pela página do Instagram ou diretamente na mercearia, sendo que os produtos são personalizados e Ana gosta de falar com o cliente.

As encomendas devem ser feitas com 48 horas de antecedência, pelo que Ana utiliza técnicas diferentes das tradicionais, são passos que demoram muito a fazer como, por exemplo, o caramelo de tâmaras. O preço é muito variável e pode ir dos 30€ aos 40€, dependendo do pedido.

Se o seu miúdo já está habituado ao açúcar, Ana aconselha a começar por lhe dar um bolo de amêndoa, com doce de leite de caju, ganache de chocolate e frutos secos caramelizados em agave. Tem algum açúcar, mas evita que o seu filho prove, não goste e depois não queira experimentar mais. É, assim, uma forma de habituá-los aos poucos a um estilo de alimentação mais saudável.

Carregue na galeria e veja algumas obras de arte deliciosas que pode encomendar e personalizar na NOLA.

ARTIGOS RECOMENDADOS