fit

Atenção, mulheres: já podem fazer o rastreio gratuito do cancro da mama

A unidade móvel da LPCC estará no Seixal até setembro. Passará por diversas freguesias, sendo a primeira Corroios.
Estará em Corroios de 22 de maio a 15 de junho.

Apesar de cada vez mais se falar do cancro da mama, que afeta tanto homens como mulheres, é sempre um momento difícil, em que se pensa no pior. No entanto, quando é detetado num estádio inicial, pode ser mais fácil de combater e até reduzir algum sofrimento durante o tratamento e recuperação.

Em Portugal, onde existe uma população feminina de cinco milhões de habitantes, são detetados anualmente cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama. Destes, 1.800 mulheres acabam mesmo por morrer com a doença. Mas não é apenas o sexo feminino o afetado. Os homens também podem ser diagnosticados, representando um por cento dos casos.

Já é habitual o concelho do Seixal acolher a unidade móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LCPP-NRS), para apelar ao rastreio gratuito do cancro da mama. Desta forma, em parceria com Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, volta a convidar mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos a fazerem uma visita.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal do Seixal, “o diagnóstico precoce do cancro da mama permite a identificação de lesões pré-malignas, ou mesmo malignas, em estádios iniciais da doença, possibilitando o seu tratamento atempado e com maior sucesso”.

Assim, a unidade móvel funcionará entre as 9 e as 13 horas e as 14 horas e as 17h30 e passará por diversas freguesias do concelho. A primeira é Corroios e arranca já esta segunda-feira, 22 de maio, durando até 15 de junho. O local definido é a ExpoCorroios, junto ao Mercado Municipal.

Depois, a carrinha de rastreios segue para Amora, onde estará nas imediações da Junta de Freguesia, de 19 de junho a 22 de julho. De seguida, chega a vez de Fernão Ferro, que receberá a unidade móvel entre os dias 14 e 24 de julho, junto à Escola Básica da Quinta dos Morgados. É na Torre da Marinha que a unidade móvel termina o seu percurso, estando de 26 de julho a 14 de setembro parada na Praça Central, junto à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

Todas as mulheres inscritas nas unidades de saúde pertencentes ao ACES Almada-Seixal podem fazer o rastreio de forma gratuita, mesmo não tendo recebido convite. Há, no entanto, algumas condições. Além de terem de cumprir com a idade exigida, não podem apresentar qualquer alteração na mama, próteses mamárias, não podem ter realizado mastectomia, ter tido cancro da mama ou feito uma mamografia nos últimos seis meses.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA