Apesar de cada vez mais se falar do cancro da mama, que afeta tanto homens como mulheres, é sempre um momento difícil, em que se pensa no pior. No entanto, quando é detetado num estádio inicial, pode ser mais fácil de combater e até reduzir algum sofrimento durante o tratamento e recuperação.
Em Portugal, onde existe uma população feminina de cinco milhões de habitantes, são detetados anualmente cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama. Destes, 1.800 mulheres acabam mesmo por morrer com a doença. Mas não é apenas o sexo feminino o afetado. Os homens também podem ser diagnosticados, representando um por cento dos casos.
Já é habitual o concelho do Seixal acolher a unidade móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LCPP-NRS), para apelar ao rastreio gratuito do cancro da mama. Desta forma, em parceria com Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, volta a convidar mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos a fazerem uma visita.
De acordo com um comunicado da Câmara Municipal do Seixal, “o diagnóstico precoce do cancro da mama permite a identificação de lesões pré-malignas, ou mesmo malignas, em estádios iniciais da doença, possibilitando o seu tratamento atempado e com maior sucesso”.
Assim, a unidade móvel funcionará entre as 9 e as 13 horas e as 14 horas e as 17h30 e passará por diversas freguesias do concelho. A primeira é Corroios e arranca já esta segunda-feira, 22 de maio, durando até 15 de junho. O local definido é a ExpoCorroios, junto ao Mercado Municipal.
Depois, a carrinha de rastreios segue para Amora, onde estará nas imediações da Junta de Freguesia, de 19 de junho a 22 de julho. De seguida, chega a vez de Fernão Ferro, que receberá a unidade móvel entre os dias 14 e 24 de julho, junto à Escola Básica da Quinta dos Morgados. É na Torre da Marinha que a unidade móvel termina o seu percurso, estando de 26 de julho a 14 de setembro parada na Praça Central, junto à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.
Todas as mulheres inscritas nas unidades de saúde pertencentes ao ACES Almada-Seixal podem fazer o rastreio de forma gratuita, mesmo não tendo recebido convite. Há, no entanto, algumas condições. Além de terem de cumprir com a idade exigida, não podem apresentar qualquer alteração na mama, próteses mamárias, não podem ter realizado mastectomia, ter tido cancro da mama ou feito uma mamografia nos últimos seis meses.