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As tostas saudáveis (e viciantes) que se fazem em 15 minutos

Pode ser difícil largar os biscoitos do lanche, mas esta alternativa não precisa de ser uma seca. Basta juntar-lhes o que quiser.
Uma alternativa saudável.

A parte mais difícil de uma dieta, muitas vezes, nem passa pela preparação das refeições principais, como o almoço e o jantar. O que dá mais dores de cabeça é pensar em lanches e snacks que não envolvam as bolachas super viciantes, mas cheias de açúcares e matérias processadas. Aceitar que é preciso deixar de lado o momento mais doce do dia pode ser duro. Mas isso não significa evitar a todo o custo umas cookies caseiras ou umas tostas com mel ou compota, ou até abrir uma ou outra exceção.

Em termos comparativos, a clássica Oreo tem cerca de 50 calorias, 4,10 gramas de açúcar e 2,2 gramas de lípidos — por bolacha. Por sua vez, uma cracker de centeio e sésamo tem cerca de 37 calorias e apenas 0,11 gramas de açúcar e 0,13 gramas de lípidos. Faz a diferença.

Ao início pode custar trocar os biscoitos de manteiga pelas tostas. Mas a vantagem das crackers passa pelo que se come com elas. São versáteis ao ponto de as poder comer com fiambre, queijo dos mais variados tipos (de barrar, fresco ou de fatia), doce de abóbora ou morango, mel e canela, entre muitos outros. Basta apelar um pouco à criatividade. No fundo, é mais saudável e pode ser uma alternativa interessante na mesma. 

Maria de Oliveira Dias é consultora gastronómica e formadora de culinária vegana e vegetariana. Desde os 12 anos que a sua dieta dispensa ingredientes de origem animal e em 2010 partilhou a sua experiência com o blogue “The Love Food”. Em 2022 publicou “Vegan Gourmet”, que hoje nos traz a receita das crackers de centeio e sésamo, fáceis e rápidas de preparar (cerca de 16).

Do que precisa

— 1 chávena e meia de farinha de centeio integral
1 colher de sopa de sementes de sésamo
— 1 colher de sopa de linhaça, moída
— Meia colher de chá de sal
— Uma pitada de pimenta-preta (opcional)
— Um quarto
de chávena de azeite
— Um quarto de chávena de água

Como se faz 

Numa taça, misture os ingredientes secos, envolvendo-os com um garfo. Adicione os ingredientes húmidos e envolva outra vez, até ficarem bem incorporados. Depois, misture com as mãos e amasse até obter uma bola homogénea.

Na bancada, ponha a massa no centro de uma folha de papel vegetal, achatando-a com as mãos. Cubra com outra folha de papel vegetal e, com o rolo da massa, estenda-a até ficar bem fina, com cerca de 0,5 centímetros. Retire a folha de papel vegetal de cima, mantendo a de baixo, e corte quadrados com uma faca ou uma carretilha, sem os separar.

Num tabuleiro, leve ao forno a 180 graus durante 15 minutos, ou até as crackers ficarem douradas. Deixe-as arrefecer no tabuleiro e depois guarde-as num frasco hermeticamente fechado.

Nota: Pode substituir o sésamo por orégãos, na mesma quantidade, ou por outro sabor de que goste.

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