fit

As saudáveis pataniscas vegan que convencem até os mais conservadores

Os pratos de Gabriela Oliveira provam que é possível aliar o sabor tradicional ao vegetarianismo.
Um prato tradicional, vegan e saudável.

Em 2021, o último estudo feito sobre o tema, não ficavam margens para dúvidas: os portugueses são cada vez mais adeptos do vegetarianismo. Segundo um estudo da The Green Revolution, 11,9 por cento da população já se assumia como adepta de algum tipo de dieta assente em plantas, do vegetarianismo ao veganismo. 

A revolução verde faz-se passo a passo — de preferência com receitas que desfazem mitos e que provam que os pratos são bons com proteína animal, mas não precisam dela para serem saborosos. O cenário complica-se quando neste caminho se intrometem pratos tradicionais e um público mais avesso a mudança. 

Também por isso, surgem cada vez mais receitas reinterpretadas, seja por motivos de dieta ou de saúde, que pretendem levar o vegetarianismo a cada vez mais pessoas. Uma das criadoras dessas receitas é Gabriela Oliveira. A cozinheira dispensa alimentos de origem animal há mais de duas décadas e é autora de vários livros vegan, alguns deles dos mais vendidos do ramo em Portugal.

O desafio? Preparar estas pataniscas de grão e cenoura da obra “Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Ser Saudável”, que apesar de serem fritas, só pedem um fio de azeite. Tome nota.

Do que precisa

— 1 chávena de grão-de-bico cozido

— 6 colheres de sopa de amido de milho

— 2 colheres de sopa de linhaça moída

— 1 colher de sopa de levedura de cerveja (opcional)

— Sal q.b.

— Açafrão-das-índias q.b.

— Pimentão-doce q.b.

— Pimenta preta q. b.

— Meia chávena de água

— 1 cebola

— Meio ramo de salsa e coentros

— 1 tira de pimento

— 1 cenoura pequena

— Azeite q. b. 

Como se faz

Escorra o grão (se usar de conserva, passe por água corrente). Misture o grão, o amido de milho, a linhaça, a levedura de cerveja (se usar), um pouco de sal e as especiarias. Junte meia chávena de água (ou de caldo de cozer o grão) e triture no processador ou com a varinha mágica, até obter uma massa densa. Pique finamente a cebola, a salsa, os coentros e o pimento. Rale a cenoura e junte à massa e envolva bem.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Retire colheradas de massa e grelhe as pataniscas de ambos os lados, até dourarem, virando com uma espátula. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA