fit

As piores águas com sabores à venda nos supermercados (algumas vão surpreendê-lo)

Parecem inofensivas, mas estão carregadas de açúcar. A próxima vez que comprar uma destas bebidas, tenha atenção ao rótulo.
Tenha atenção ao rótulo.

Quantas vezes já se sentou numa esplanada e pediu uma água com ou sem gás, com sabor a limão? Os que não gostam do sabor natural da bebida mais comum do mundo acabam por se refugiar nas opções aromatizadas que existem à venda nos supermercados, cafés e restaurantes, convencidos que não fazem assim tal mal. O problema é a quantidade de açúcar presente em cada garrafa.

Beber água é essencial para o correto funcionamento do nosso organismo. Ajuda-nos a mantermo-nos hidratados, regula o trânsito intestinal e elimina toxinas. Outra vantagem — que já não é segredo nenhum — é que é uma excelente aliada da perda de peso.

Contudo, muitas pessoas têm dificuldade em hidratar-se de forma adequada ao longo do dia. Para facilitar a tarefa, acabam por optar por águas aromatizadas. Segundo a nutricionista Lia Faria, “até poderia ser uma boa estratégia para aumentar o aporte hídrico diário, mas estas bebidas têm açúcar na sua composição. Muitas são mesmo semelhantes aos refrigerantes”.

“Atualmente, a maioria das águas com gás com sabores não incluem açúcar adicionado, sendo adoçadas artificialmente com edulcorantes”, explica a especialista em nutrição. Isto faz com que apresentem um valor energético negligenciável. Porém, é importante destacar que isto “não quer dizer que possam ser consumidas à vontade”. E a nutricionista  deixa um alerta: “O consumo destas bebidas deve ser feito com moderação, tal como no caso dos refrigerantes zero, e nunca como substituto à ingestão de água natural“.

Já as versões sem gás e com sabores possuem adição de açúcar. “Apesar da maioria ser proveniente de sumo de fruta continua a estar presente em níveis consideráveis”, diz Lia Faria. E continua a explicar: “Atualmente podemos encontrar variedades com sabores com níveis que as colocam no patamar amarelo do semáforo nutricional da Direção-Geral da Saúde”. Assim sendo, convém ter noção que o consumo destas bebidas não é inofensivo e que um copo de 200 mililitros pode ter entre 38 a 54 calorias e 8 a 12,6 gramas de açúcar — o equivalente a três saquetas individuais.

Em vez de comprar águas com sabores no supermercado, é preferível fazer a sua própria versão em casa. Um pau de canela, hortelã, gengibre ou até frutos vermelhos são opções que produzem uma bebida com aromas ricos e diferenciados. A nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia”, prefere uma versão com gás e bem cítrica, muito fácil de preparar.

Do que precisa

— 1 casca de limão
— 1/2 lima
— 1 litro de água gaseificada

Como se faz

Junte a casca do limão e as rodelas da lima à água gaseificada. Misture e depois deixe repousar durante umas horas no frigorífico até servir.

Se raramente resiste às águas com sabores quando vai às compras ao supermercado, a NiT diz-lhe quais são as piores, numa análise feita por cada 100 mililitros. Carregue na galeria para conhecer a lista negra.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA