fit

Aqui está um belo salame de frutos secos que pode comer sem culpa

Apesar de ser diferente da proposta tradicional, é uma verdadeira delícia — e bem mais saudável.
Olhem só o aspeto.

Não é necessário realizarmos uma mudança radical para melhorarmos a nossa alimentação. O exemplo perfeito é a receita deste salame de frutos secos, onde a troca de pequenos ingredientes — como o chocolate em pó por cacau — irá fazer toda a diferença na contagem das calorias.

Quando Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”, pensou nesta receita, o primeiro passo foi tirar as bolachas. Afinal, existem opções muitos melhores que podem dar à mesma aquela sensação do crocante. Neste caso, foram escolhidos os frutos secos, com destaque para a amêndoa.

Pode desviar-se um pouco da receita original, é verdade, mas não deixa de ser um salame e uma sobremesa. Se for daqueles que não conseguem sair da mesa sem comer algo doce, esta é a opção ideal para começar a ter uma alimentação mais fit.

“O chocolate em pó tinha de ser substituído por cacau ou então por um chocolate com maior percentagem de cacau. A escolha era simples: ou adoçava ou usava chocolate em barra e não lhe adicionava mais doce. Acabei por optar pelo chocolate em barra”, explica Teresa D’Abreu.

Outras mudanças nos ingredientes incluem a troca da farinha normal por farinha de amêndoa e o leite de vaca por leite de coco. Além de toda a parte positiva a nível nutricional, esta receita é amiga daqueles que têm pouco tempo, já que demora apenas 10 minutos a ser concluída.

Com as porções que vamos utilizar para fazer este salame, pode esperar cortar, mais ou menos, 10 fatias. Como é um doce que fica no frigorífico, pode guardar durante alguns dias sem o perigo de se estragar.

O que precisa

—100 gramas MIX frutos secos

—100 ml leite de coco

—150 gramas farinha de amêndoa

—100 gramas chocolate em barra 74 por cento

—Q.b. cacau em pó

Como se faz

Primeiro é necessário meter um tacho em lume alto. Quando este estiver bem quente reduza a intensidade do lume, ou da placa de cerâmica, e derreta o chocolate em conjunto com o leite de coco. Mexa bem com uma colher para que o chocolate não fique preso ao fundo do tacho.

Quando criar um líquido homogéneo e sem pequenos pedaços de chocolate é altura de juntar a farinha de amêndoa. Envolva tudo até ficar uma pasta e deixe de avistar a farinha.

Parta grosseiramente os frutos secos e envolva na massa que ainda está ao lume. Mistures bem para que os frutos secos fiquem bem espalhados no preparado. Depois basta colocar a massa sobre papel vegetal.

Dê a forma e leve ao frio cerca de duas horas até endurecer. Quando estiver duro, polvilhe com cacau em pó e sirva às fatias. É super simples, basta abdicar de 10 minutos da sua manhã e quando vier do trabalho tem uma ótima sobremesa pronta para comer.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA