fit

Aprenda a fazer o panetone de chocolate fit que vai ser um sucesso no Natal

Embora seja mais saudável que a versão tradicional vai encantar miúdos e adultos que não resistem ao doce italiano.
Se seguir todos os passos fica com um aspeto semelhante a este.

O panetone está para os italianos como o bolo-rei está para os portugueses. Porém, as semelhanças param por aqui. Muito embora a tradição natalícia continue a ser respeitada à mesa da Consoada, muitos preferem a especialidade italiana à nacional.

A receita do bolo foi criada por um padeiro de Milão, na tentativa de corrigir um erro. Na véspera de Natal, já exausto de preparar tantos doces, Toni acabou por acrescentar as frutas que devia ter usado para preparar uma torta à massa do pão.

Quando percebeu o lapso, resolveu juntar manteiga e ovos. O resultado ficou para a história como o delicioso “Pani di Toni” — literalmente, o “pão do Toni”.

Atualmente é reconhecido como um dos tesouros da gastronomia italiana, de tal forma que a receita original foi protegida, em 2005, por um decreto-lei que define as quantidades mínimas de cada ingrediente.

Se já não dispensa este bolo típico do Natal e não quer acrescentar calorias extra à lista de excessos, descobrimos uma solução – mas terá de pôr (literalmente) as mãos na massa. Teresa D’Abreu, autora do blogue “Healthy Bites”, tem uma versão fit do panetone de chocolate.

Do que precisa

Essência de Panetone

— meia chávena de água
— meia chávena de moscatel (ou whiskey)
— 2 colheres de sopa de açúcar de coco
— 5 cravinhos
— 1 pau de canela
— meia colher de chá noz-moscada
— raspas da casca de 1 laranja
— raspas da casca de 1 limão

Chocotone

— 6 ovos
— 1 colher de sopa de linhaça moída
— 6 colheres de sopa de xilitol
— 1 colher de sopa de fermento para bolos
— 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
— 250 gramas de farinha de amêndoa
— 140 gramas de pepitas de chocolate
— 70 gramas de avelãs picadas grosseiramente

Cobertura

— 60 gramas de chocolate negro
— 2 colheres de sopa de manteiga de avelã (pode usar de outro fruto seco)
— 30 gramas de avelãs picadas grosseiramente

Como se faz

Comece por preparar a calda. Num tacho ao lume coloque todos os ingredientes para a essência e deixe reduzir até formar uma espécie de caramelo. Retire do lume e reserve.

Numa batedeira ou robô de cozinha adicione os ovos, a linhaça, o xilitol e o fermento e bata muito bem a massa para ganhar ar e ficar uma mistura fofa. Enquanto continua a bater, adicione a calda e espere até que seja bem absorvida na massa. Junte a farinha de amêndoa e misture até ficar homogénea. Envolva depois na massa as avelãs picadas e as pepitas de chocolate. Finalmente, verta a massa numa forma de panetone (de 500 gramas) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 45 minutos. Vá fazendo o teste do palito para confirmar a cozedura.

Para a cobertura basta derreter o chocolate negro com a manteiga de avelãs e misture bem. Verta a mistura sobre o bolo e salpique com avelãs picadas grosseiramente.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA