fit

Anjos organizam passeio solidário de 200 quilómetros de bicicleta. A partida é do Seixal

SeixalTerena está de volta em 2023. Não paga nada: só tem de aparecer e pedalar em grupo até ao Alentejo. No final, há jantar.
Uma iniciativa solidária.

“É com o maior orgulho e emoção que vos anunciamos que o passeio solidário em bicicleta SeixalTerena está de regresso em 2023”. Foi desta forma, à frente do Santuário erguido em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, que os Anjos divulgaram na página de Facebook a 11.ª edição do evento solidário que organizam há mais de dez anos. 

Apesar de ter nascido em Lisboa, foi o Seixal que acolheu Nelson Rosado, um dos elementos da dupla de irmãos da banda Anjos. Terena, uma freguesia do concelho do Alandroal, é, por outro lado, o local onde encontra refúgio e para onde vai quando quer fazer uma espécie de “retiro espiritual”. Tudo isto, aliado ao facto de as bicicletas serem um dos seus principais hobbies, levou-o a, em 2009, lançar um desafio aos amigos: fazer o percurso entre o Seixal e Terena, que tem 188 quilómetros, de bicicleta.

Passados mais de dez anos, Nelson Rosado e o irmão Sérgio Rosado continuam a fazer o mesmo percurso, sempre na mesma data: no fim de semana depois da Páscoa, a propósito das Festas da Nossa Senhora da Boa Nova, que acontecem por esta altura. Mas há diferenças. Este evento foi tomando proporções muito maiores: na edição de 2015, por exemplo, o grupo que fez a viagem já contou com 380 bicicletas e ganhou uma vertente de solidariedade.

Depois de três anos em que não se pôde realizar, a SeixalTerena — “o circuito mais longo, non-stop, e que chega a mais pessoas” — regressará a 15 de abril de 2023, para “ajudar quem mais precisa, além de se fazer desporto”. Ainda que não tenham sido confirmados todos os contactos feitos com os municípios, a iniciativa será organizada nos moldes e estrutura do costume, com o apoio da Associação Anjos em Movimento. Para a próxima edição, contudo, os irmãos anunciaram uma novidade. 

A participação é livre e não está sujeita a qualquer inscrição, sendo que os participantes podem ir entrando e saindo ao longo do percurso. Sem inscrições obrigatórias, Sérgio e Nélson recomendam, porém, a rápida adesão ao jantar de convívio final, “que costuma esgotar logo”. 

Antes do arranque, que costuma acontecer por volta das 8 horas, será feito um briefing sobre todo o passeio. Ao longo dos 188 quilómetros, existirão pontos de paragem indicados, nos quais será também possível deixar os bens donativos. Afinal, “mesmo que não pedale, pode ir até lá e fazer a sua contribuição”, dizem os irmãos no vídeo publicado. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA