fit

Amália Rosa: a professora de 52 anos que quer pôr os seixalenses a fazer ioga

Já fez ioga em diversas partes do mundo. A 18 de fevereiro terá uma aula aberta no Seixal, para que todos se apaixonem pela prática.
A aula será totalmente gratuita.

Amália Rosa tem 52 anos e é a prova viva de que a atividade física pode ser praticada por toda a gente, independentemente da idade. Sente-se mais jovem do que nunca, em grande parte graças ao ioga, uma das suas grandes paixões que surgiu no desenvolvimento da sua carreira profissional. A 18 de fevereiro (sábado) dará uma aula gratuita no YogaMondo, o estúdio no Seixal, com o objetivo de levar aquele amor a todos os habitantes.

Mas afinal, quando é que Amália mergulhou no mundo do ioga? “Não consigo identificar, não tenho um tempo preciso. É uma memória muito vasta”, conta à New in Seixal. No entanto, existiram alturas em que a palavra “ioga” começou a suscitar maior interesse. O seu trabalho no ramo farmacêutico também lhe trouxe vários conhecimentos quanto à “anatomia e fisiologia humanas”, além da “capacidade de escuta ativa”. “Os últimos anos que trabalhei naquela indústria fui gestora de conta. Na área comercial fazia contacto direto com clientes e tratava da organização de muitos eventos”, acrescenta.

Decidiu ir viajar e conheceu as diferentes versões do ioga. Para isso, rumou a destinos como Índia, Bornéu, Malásia, Bali, Islândia, Rússia e Moçambique. O que destaca, porém, não é o local, mas sim a “predisposição interna que temos em encontrar as pessoas que nos inspiram”. Na verdade, as experiências mais profundas e avassaladoras que teve foram perto de onde habita.

Para Amália, o ioga “é uma busca pela autorrealização e liberdade interior, que não tem necessariamente a ver com a execução de posturas físicas, mas sim com o interesse pela autodescoberta”. Segundo explica, aquela prática ancestral tem muitas dimensões além das posições corporais. “O corpo é apenas um veículo enquanto passamos pela Terra. Manifestamo-nos através do físico, mas existem outras dimensões, como as mentais e psicológicas”, realça.

Agora com 52 anos, não imagina como teria sido a sua vida sem o ioga, mas sabe que lhe trouxe diversas vantagens. “Os benefícios que estão comprovados hoje em dia (e desde a ancestralidade) são manifestos ao nível do sono, positividade emocional, a regulação do nosso aparelho digestivo e endócrino, relaxamento, tonicidade, elasticidade e uma melhor postura. Eu usufruo de todos eles e consegui mantê-los”, revela. 

Janeiro é mês para ser determinada!"Tapas" significa auto- determinação e também esforço sobre si próprio.Transmite a…

Posted by YogaMondo on Wednesday, January 4, 2023

Todo os conhecimentos desde a área mais anatómica até à organização foi muito útil quando se começou a interessar ainda mais por aquela atividade. “Já tinha muito interesse na ótica do praticante, mas à medida que as coisas foram avançando apostei também noutras facetas, como o ensino e desenvolvimento da marca”, garante.

Para levar todas aquelas mais-valias e paixão à população geral, Amália criou em outubro de 2020 o estúdio YogaMondo. Infelizmente, o novo confinamento fez com que fosse encerrada, abrindo novamente em maio de 2021. “Foi um processo muito engraçado. Aquilo que tenho vindo a assistir ao longo dos anos em Portugal, e até a um nível internacional, é que há uma certa tendência para a personalização do ioga”, confessa a professora. “Há o ioga do Francisco, da Joana, deste e daquele”, acrescenta.

Com tantas versões diferentes, os praticantes acabam por se esquecer de que o ioga “é todo o mesmo”. Pode adquirir diferentes formas, sim, mas na sua essência, é igual em todas as partes do globo, especialmente no Ocidente. Naquele estúdio não se segue o “ioga da Amália”, porque não queria criar um certo culto à volta de uma pessoa. 

Desde a sua criação que a YogaMondo tem apostado nas atividades gratuitas. A 18 de fevereiro vão ter mais uma aula aberta com a temática “celebrar as relações”. Vão ser praticados ioga e meditação adaptados a qualquer nível de experiência, idade e condição física. “Vamos fazer posturas que celebram o tema básico do ioga: a união.”

Aquele conceito vai ser explorado de forma bastante abrangente. Vai poder refletir sobre a relação que tem consigo mesmo, com aqueles que o rodeiam e com o próprio ambiente externo. Para participar, basta enviar um email para yogamondolifeclasses@nullgmail.com ou uma mensagem para o 928 108 772. Também o pode fazer através das redes sociais do Yoga Mondo. Vai ter lugar no próprio estúdio, a poucos metros da Câmara Municipal do Seixal — também é comum terem atividades em espaços verdes.

A YogaMondo também tem aulas avulso, com valores que começam nos 11€. Além disto, encontra diferentes mensalidades e pacotes, que tanto podem incluir ioga ou meditação, como ambos. “Nós somos uma equipa e os nossos profissionais são creditados e também trabalhamos com pessoas quem têm cegueira, escoliose, que estão a recuperar de uma cirurgia ou que têm dificuldades no foro emocional”, remata.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA