Os cereais de pequeno-almoço fazem parte da rotina alimentar de muitos portugueses. Alguns nunca os dispensam e não os comem apenas na primeira refeição do dia. Não é por acaso que a maneira como são consumidos continua a gerar acesos debates: com ou sem leite? E qual é a ordem correta de preparação: primeiro o leite, ou os cereais?
Quando o tema é saber quais os favoritos, também não é fácil eleger os vencedores. A variedade é imensa e existem opções para todos os gostos. Uns têm sabor a mel, outros a chocolate e outros incluem frutos vermelhos. Há, porém, uma proposta que está sempre em cima da mesa como uma das mais consensuais: os Chocapic da Nestlé.
A fazer as delícias de miúdos (e não só) há 36 anos, estes cereais fazem parte da cultura do pequeno-almoço de várias gerações. No entanto, não são a opção mais saudável de sempre.
Ver esta publicação no Instagram
Sem dúvida que os cereais são opções muito práticas para pequenos-almoços e para servirem de snack ao longo do dia, o problema é que muitas vezes estão repletos de açúcar.
“Esta tendência parece ainda mais marcada nos cereais infantis, onde praticamente todos podem ser classificados como altos em açúcar pelo semáforo nutricional da Direção-Geral da Saúde”, explica a nutricionista Lia Faria.
Porém, se estiver determinada em ter a melhor opção, mas igualmente deliciosa para que os mais novos não torçam o nariz, o melhor é mesmo fazer a sua própria versão. E, não se preocupe, encontrámos na Move HIIT uma receita rápida e prática.
Do que precisa
— 120 gramas de aveia
— 20 gramas de cacau
— 120 gramas de pêra
Como se faz
Comece por triturar a aveia com o cacau. Depois, acrescente as pêras descascadas e triture os três ingredientes em conjunto. Quando obter uma massa homogénea, basta retirá-la do triturador e moldá-la com as mãos em forma de pequenos flocos. Leve-os ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 minutos.
A nutricionista Lia Faria avaliou as opções de cereais infantis à venda em todos os supermercados portugueses e ordenou-os numa lista que vai dos mais saudáveis àqueles que deve mesmo evitar.