Tanto os pode conhecer pelo nome comercial Filipinos (da marca espanhola Artiach) ou argolinhas de cobertas de chocolate, mas no final, vai dar tudo ao mesmo. Rótulos à parte, estas bolachas com um buraco no meio são consideradas as mais polémicas de sempre.
A primeira receita apareceu há cerca de 40 anos, mas, embora o sabor não tenha gerado nenhuma controvérsia, o mesmo não aconteceu com o nome. Os habitantes das Filipinas acharam-no ofensivo devido à cor das primeiras bolachas.
Em 1999, o senador Heherson foi mesmo mais longe e disse que o nome usado para as bolachas era ofensivo. “Estes alimentos podiam ter qualquer outra designação, mas os fabricantes decidiram usar a nossa identidade racial e agora fazem dinheiro com isto”, disse numa nota divulgada naquela altura.
Criticou ainda o facto de serem “escuras por fora e brancas por dentro”, algo que, afirma, é um argumento muitas vezes dito contra as pessoas das Filipinas. Este protesto, porém, não levou a lado nenhum — a marca continua a prosperar e a apostar em inovações.
Porém, depois das férias, talvez seja melhor repensar o consumo excessivo de bolachas. Mas, calma, não precisa de começar já a deprimir. A alternativa é replicar receitas com o mesmo sabor e menos calorias, como fez a nutricionista Diana Pereira.
Do que precisa
— 120 gramas de farinha de aveia
— 2 colheres de sopa de óleo de coco
— 50 mililitros de leite magro (ou bebida vegetal)
— chocolate preto
Como se faz
Numa taça, junte a farinha de aveia, o óleo de coco derretido e o leite magro e misture bem até obter uma massa uniforme. Espalhe a massa com um rolo de cozinha (sem ficar demasiado fina) e comece a formar as bolachas (pode usar uma tampa para o fazer).
Disponha as bolachas num tabuleiro e leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 minutos. Quando estiverem cozidas (e à temperatura ambiente) é só envolver as bolachas no chocolate derretido. Podem ser reservadas no frigorífico para comer mais tarde.
Se é fã de gelados, carregue na galeria para ver quais são as opções menos calóricas do cartaz da Olá. A que ocupa a primeira posição tem um total de 150 calorias e é um clássico.