fit

A saudável tarte de pêssego e maracujá que vai fazer sucesso lá em casa

A proposta da "Healthy Bites" é super prática e nutritiva e até os miúdos podem ajudar a confecioná-la.
Aqui estão elas.

Os legumes e as frutas da época são cada vez mais escolhidos pelos portugueses que procuram adotar uma alimentação saudável. Desta vez, até porque a temporada do pêssego já está a terminar, a seixalense Teresa D’Abreu apresentou uma receita na página do Instagram da “Healthy Bites”, da sua autoria, que promete conquistar o paladar de muitos apreciadores desta fruta.

Porém, ao pêssego, que por si só já tem caraterísticas nutricionais boas para a saúde,  junta-se o maracujá, um fruto tropical rico em minerais, como o potássio e o magnésio e que também é benéfico a diferentes níveis. Por exemplo, na diminuição do stress e da ansiedade, devido aos flavonoides que o compõem e no controlo e prevenção da diabetes.

Nesta receita, estas duas frutas unem-se para dar origem a tartes de pêssego e maracujá. São uma boa opção para funcionar como pequeno-almoço, lanche ou até mesmo para sobremesa. Além disso, segundo garante a influencer de alimentação saudável, “são super fáceis de fazer e deliciosas”.

Visualmente, estas tartes chamam desde logo a atenção, pelo facto de serem propostas poucos habituais e, por isso mesmo, também originais. A junção do pêssego e do maracujá traz uma certa frescura, que pode ser uma perfeita aliada para terminar uma refeição de forma mais soft. Além disso, é uma estratégia diferente para, quer os adultos como os miúdos, comerem fruta de uma maneira menos convencional.

Vai precisar de dez ingredientes, todos eles fáceis de encontrar em qualquer supermercado. Quanto à confeção, não há necessidade de se preocupar muito, porque até os membros mais novos da família são capazes de confecionar esta versão de tartes.

Do que precisa

— 1 chávena de farinha de aveia

— 5 colheres de sopa de farinha de coco

— Meia colher de chá de raspas de limão

— 100 gramas de manteiga

— Um quarto de chávena de mascarpone

— 1 ovo

— 1 colher de chá de vinagre de sidra

— 1 pêssego

— 1 maracujá

— 1 lima

Como se faz

Comece por selecionar um tacho e coloque dentro do mesmo os pêssegos em cubos, o sumo da lima e o maracujá. Deixe reduzir. Enquanto isso, coloque os restantes ingredientes num processador e deixe o eletrodoméstico fazer o seu trabalho até que fique uma massa homogénea. Assim que estiver, transfira a massa, embrulhada numa película aderente, para o frio e deixe por cerca de dez minutos.

Passe depois a uma das fases mais divertidas — pode até chamar os miúdos para ajudar. Estenda e estique a massa e corte-a em círculos. Depois, adicione compota a um desses círculos e feche a futura tarte com outro, pressionando sempre as pontas com a ajuda de um garfo. Repita o processo até ter utilizado toda a massa. Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos.

De seguida, até porque as aulas já começaram, carregue na galeria para conhecer cinco receitas saudáveis (e deliciosas) para os miúdos levarem na marmita da escola.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA