fit

A salada russa saudável com uma “maionese” especial e amiga da dieta

Esta versão fit é tão fácil de preparar como a original. Fica pronta em 30 minutos, tem menos calorias e é igualmente saborosa.
Fácil de preparar. Foto: Blogue Anita Healthy

A origem da salada russa, também conhecida como salada Olivier, remonta ao século XIX. A receita foi criada pelo chef belga Lucien Olivier, que trabalhava num famoso restaurante de Moscovo. Originalmente, era feita com ingredientes como batatas cozidas, cenouras, ervilhas, pepinos em conserva, ovos cozidos, presunto, frango cozido e um molho “secreto”. Esta mistura cremosa deu origem a um autêntico drama de espionagem, com o seu criador, o chef Olivier, a ser enganado por um dos seus ajudantes, que tentou descobrir o segredo invadindo a cozinha na sua ausência. O resultado, como já se esperava, não tem comparação com o original.

Ao longo dos anos, foram desenvolvidas inúmeras variantes desta salada, com base em ingredientes locais e preferências pessoais. Contudo, quase todas partilham uma característica — a maionese na base do tal molho que dá consistência à versão final. Apesar de dar um toque único e saboroso ao prato, não o torna propriamente amigo da dieta.

Se é fã desta salada, mas não quer deixar a alimentação saudável de lado, descobrimos uma solução — uma versão fit, criada por Ana Rita Nunes, do blogue “Anita Healthy”. A autora sugere ainda que sirva com umas tortilhas recheadas. Não precisa de mais do que 30 minutos para a preparar e pode utilizar os legumes da sua preferência. A somar a estes benefícios, é ainda um prato muito económico. 

Do que precisa

— 400 gramas de batata
— 2 cenouras
— 1 cebola roxa ou normal pequena
— 1/2 pepino
— 100 gramas de ervilhas congeladas
— 250 gramas de iogurte natural vegetal 
— sal e pimenta q.b.
— 1 colher de chá de mostarda de Dijon 
— 1 limão
— cebolinho q.b.

Como se faz

Comece por cortar as batatas, as cenouras, a cebola e o pepino em cubos pequenos. Coza as batatas, as cenouras e as ervilhas com uma pitada de sal durante aproximadamente 20 minutos, até estar tudo cozinhado. Durante este processo pode preparar a “maionese” de iogurte. Misture o iogurte vegetal com a mostarda, sumo de meio limão, sal e pimenta a gosto. Misture bem e acrescente cebolinho picado. 

Quando os legumes estiverem cozidos, passe por água fria e escorra bem. Adicione o pepino e a cebola roxa à mistura. Junte duas ou três colheres de sopa da “maionese” de iogurte, envolva — e está pronto a servir.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e práticas para o dia a dia.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA