fit

A receita de lombo de vaca com alecrim para impressionar nos almoços de domingo

É ideal para juntar a família nos fins de semana frios de inverno.
Simples e tão saboroso.

O almoço de domingo é aquela refeição onde manda a tradição que se junte a família à mesa com tempo para comer, saborear e conversar. É regra que seja prolongado, sem pressas. Mas isso não quer dizer que o prato a servir reúna as mesmas características. Pelo contrário.

A sugestão que hoje lhe deixamos chega pela mão da seixalense Teresa D’Abreu através do seu blogue “Healthy Bites”, onde, aliás, confessa que é uma das suas refeições favoritas. E, também por isso, criou aquela que considera a “receita ideal para quem como eu gosta do almoço de domingo calmo e demorado”. 

Já sabemos que uma das principais imagens de marca do influencer é simplificar tarefas mas garantir o máximo prazer quando se come. “É uma receita super simples como eu gosto, onde basta apenas ter atenção aos tempos de cozedura e à qualidade da carne para obter um resultado delicioso”. 

E vai mais longe, avançando com alguns truques para que no final da refeição a família bata palmas. Aqui vão eles: “Descongelar totalmente a carne, não queremos carne cozida por dentro e isso pode acontecer se não ficar totalmente descongelada. Outro aspeto essencial é nunca cozinhar carne fria para ter a certeza que ela fica tenra. Assim, cerca de duas horas antes de começar a cozinhar (30 minutos se for verão e estiver calor) retiro a carne do frigorífico e deixo à temperatura ambiente”. Simples, não é?

Do que precisa

— 1 lombo de vaca

— 50 gramas de manteiga

— 2 raminhos de alecrim

— 4 dentes de alho

— q.b. sal e pimenta

— q.b. azeite

Como se faz

Ate, com fio próprio para cozinhar, o lombo de vaca descongelado, formando um rolo uniforme e tempere-o com sal e pimenta. Deixe o rolo à temperatura ambiente durante duas horas antes de cozinhar. Entretanto triture a manteiga com os dentes de alho e reserve à temperatura ambiente.

Numa frigideira que possa ir ao forno coloque um fio de azeite, aqueça bem e sele o lombo de todos os lados, cerca de três minutos por cada lado (12 minutos no total). Retire o lombo do lume, coloque a manteiga por cima do lombo e o alecrim e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.

Retire do forno, cubra com papel vegetal e papel de alumínio e deixe repousar 15 minutos antes de cortar e servir.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA