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A pizza saudável que é a solução ideal para os miúdos comerem frutas e legumes

A proposta de Teresa D'Abreu, influenciadora do blogue "Healthy Bites", junta figos, rúcula e gorgonzola.
Não tem glúten.

A maioria dos pais tem de lidar, em alguma fase da vida, com a dificuldade de os miúdos comerem frutas, legumes e vegetais. Quase todos torcem o nariz quando a refeição traz estes alimentos de sabores variados e repletos de vitaminas para o prato.

Para dar uma ajuda, a New in Seixal encontrou uma receita de pizza — que, desde já, é uma das refeições favoritas dos mais novos — que junta frutas e vegetais, neste caso, o figo e a rúcula, respetivamente. Além disso, a proposta criada pela seixalense Teresa D’Abreu, responsável pelo blogue “Healthy Bites”, não tem glúten.

Segundo a influenciadora, esta pizza podia bem ser “a última coca-cola do deserto”, deixando ainda a certeza, na publicação feita na sua página do Instagram de que “vale mesmo a pena”. Em termos de ingredientes utilizados, pode encontrá-los facilmente à venda em qualquer hipermercado. Já a sua confeção é, na verdade, tão simples que pode chamar os miúdos para eles próprios se divertirem a fazê-la.

Conheça de seguida tudo o que vai precisar e saiba como tornar esta receita real e, possivelmente, a próxima a entrar na lista das suas refeições favoritas — e, já agora, dos miúdos também.

Do que precisa

Base sem glúten

— Meia chávena de farinha de coco

— 1 chávena de farinha de amêndoa

— 2 colheres de chá de alho em pó

— 4 ovos

— Fermento

— 3 colheres de sopa de azeite

— Meio copo de leite de coco

Topping

— 3 ou 4 figos

— 100 gramas de queijo gorgonzola

— 100 gramas de mozzarella ralada

— 90 gramas de presunto (a autora usou presunto de parma)

— 1 fio de creme balsâmico

— 1 punhado de rúcula

Como se faz

Base

Comece por juntar numa taça larga as farinhas de coco e amêndoa, o fermento e o alho em pó. Misture bem e tenha atenção para que não se criem grumos de farinha. Adicione de seguida os ingredientes húmidos. Deve estar constantemente a mexer com uma vara de arame para que, da mesma forma, não se criem grumos. Assim que não conseguir usar mais a vara, amasse o preparado.

Forre depois um tabuleiro com papel vegetal e pincele o mesmo com azeite ou óleo de coco. Estenda a massa e espalhe no formato que desejar. Leve, por fim, ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 a 20 minutos.

Topping

Uma vez pronta a massa, adicione a mozzarella ralada, corte os figos em rodelas e disponha sobre a mozzarella. Junte ainda os pedaços de presunto e de queijo gorgonzola. Volte a levar ao forno pré-aquecido a 180 graus. Retire quando vir que a pizza está tostada — demora cerca de 20 minutos. Retire depois a pizza do forne e deixe arrefecer ligeiramente. Para finalizar, decore a pizza com o punhado de rúcula e dê um toque final com o creme de vinagre balsâmico.

De seguida, carregue na galeria para conhecer mais quatro receitas de bebidas refrescantes e saudáveis, que pode provar neste verão.

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