fit

A história supreendente do PT que está a ensinar kickboxing a Isabel dos Santos

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra como a filha do antigo presidente angolano se tem mantido em forma.
Treina no Dubai com Stas Zakrevski.

Isabel dos Santos, a empresária e filha de José Eduardo dos Santos, o homem que governou Angola durante quase 40 anos, está a viver no Dubai após ter deixado o seu país. Nos últimos dois meses, tem aproveitado para treinar kickboxing.

No domingo, 9 de maio, um vídeo partilhado nas redes sociais mostrava como Isabel dos Santos, aos 48 anos, se tem procurado manter em forma. O vídeo foi publicado pelo próprio instrutor, o bielorrusso Stas Zakrevsky.

O personal trainer é especializado em kickboxing e conta entre os seus alunos com lutadores profissionais, não apenas de kickboxing, mas de artes-marciais (MMA). As MMA são atualmente o desporto em maior ascensão a nível mundial. Num ringue octagonal, dois lutadores combinam diferentes técnicas para tentar submeter o adversário, vencer por decisão dos juízes ou ganhar via KO.

Uma volta pelo Instagram de Zakrevsky permite-nos conhecer um pouco da sua vida no Dubai, com a companheira e o filho, e da sua ligação à sua Minsk natal, a capital da Bielorrússia. Acima de tudo, temos imagens e vídeos de treinos na companhia de lutadores profissionais, sinal de que Isabel dos Santos procurou um especialista de referência na área para se dedicar a esta arte marcial.

O Dubai tornou-se nos últimos anos um dos epicentros de MMA a nível mundial. É lá que têm decorridos alguns combates vistos em todo o mundo. A própria UFC, a maior promotora de combates (o equivalente à NBA para o basquetebol ou à NFL para o futebol americano), tem escolhido o Dubai como uma base preferencial.

Em plena pandemia, numa altura em que praticamente todos os desportos estavam parados, a UFC abriu no Dubai a sua Fight Island, um complexo hoteleiro que inclui um octógono (o ringue de combate da UFC) e instalações de treino — tudo em ambiente de bolha, para manter a Covid-19 à distância.

A aposta era de risco mas conseguiram ser o primeiro desporto do mundo a regressar ao ativo durante a pandemia. Em janeiro deste ano até juntaram uns poucos milhares de pessoas nas bancadas no Dubai, algo que, culpa da pandemia, mesmo agora ainda vemos em muitos poucos países e desportos.

É fácil de perceber que, mesmo não tendo quaisquer planos para uma luta profissional, Isabel dos Santos fez questão de escolher um especialista para treinar. Segundo o portal “Angola 24 Horas”, a empresária está há pelo menos dois meses a treinar kickboxing.

Durante vários anos, Isabel dos Santos foi figura importante no panorama financeiro em Portugal e Angola, com negócios milionários divididos entre os dois países. A saída do seu pai da presidência e a chegada do atual presidente de Angola, João Lourenço, abriu caminho a uma divisão entre a elite angolana. O clã dos Santos viu negócios seus serem alvo de investigação.

A 15 de novembro de 2017, Isabel dos Santos, que chegou a ser considerada a mulher mais rica de África, foi mesmo afastada da petrolífera estatal Sonangol, 18 meses após ter assumido a presidência da empresa. A juntar aos problemas judiciais e à crise financeira que afeta as empresas que outrora dirigiu, Isabel dos Santos ficou viúva a 29 de outubro de 2020. Sindika Dokolo, empresário e colecionador de arte natural da República Democrática do Congo, morreu durante um mergulho, precisamente no Dubai.

Isabel dos Santos permaneceu nos Emirados Árabes Unidos, mas mesmo esta situação poderá não se manter muito mais tempo. Em abril deste ano, o “Jornal de Negócios” noticiava os sinais de desconforto relacionados com a presença de Isabel dos Santos no Dubai, numa altura em que o país procura manter boas relações com o atual governo angolano.

Apesar destes sinais, por enquanto Isabel dos Santos continua no Dubai e a treinar sob a alçada de Stas Zakrevsky. E é mesmo das poucas clientes do instrutor que não tem lutas profissionais no currículo.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA